Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorona, Marilice Villeroypt_BR
dc.contributor.authorLawisch, Andressa Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:24:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230050pt_BR
dc.description.abstractEntre ruínas: um processo construtivo em pintura, trata-se de uma investigação em pintura, cujo tema de pesquisa é o limiar entre a figuração e abstração desencadeado pelo motivo representacional das ruínas. Classifico como ruínas, além das arquiteturas abandonadas, as rápidas demolições encontradas pela cidade e também as destruições, como o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. A utilização da fotografia, como registro e como documento de trabalho, serviu como ferramenta para a construção pictórica e para refletir sobre o próprio ato de pintar. Nesta pesquisa surgiu questões acerca da minha experiência em vivenciar os espaços em ruínas, desencadeando uma série de indagações sobre a memória e sobre o habitar. Autores como Martin Heiddeger (2008) e Gaston Bachelard (1993) foram essenciais para a compreensão deste assunto. A tinta a óleo apresentou-se como importante material, pois permitiu-me alcançar uma nova qualidade cromática e matérica, aumentando a densidade plástica e possibilitando-me enfatizar os rastros e vestígios do processo pictórico. Quanto mais desconstruído é o referente arquitetônico, mais visível se torna o aspecto construtivo na pintura, sobre isso apoio-me às análises de Nikolai Tarabukin (1977).pt_BR
dc.description.abstractBetween ruins: a constructive process in painting is an investigation in painting, whose research theme is the threshold between figuration and abstraction triggered by the representational motif of ruins. I classify it as ruins, in addition to abandoned architectures, the rapid demolitions found by the city and also the destructions, such as the fire that occurred at the National Museum of Rio de Janeiro in 2018. Photography, as a record and as a working document, was used as a tool for pictorial construction and for reflecting on the very act of painting. This research arose questions about my experience in living spaces in ruins, triggering a series of questions about memory and inhabiting. Authors such as Martin Heiddeger (2008) and Gaston Bachelard (1993) were essential for understanding this subject. Oil paint presented itself as an important material, it allowed me to achieve a new chromatic and material quality, increasing the plastic density and enabling me to emphasize the traces elements and trails of the pictorial process. The more deconstructed the architectural referent is, the more visible the constructive aspect in painting becomes, about it I rely on the analysis of Nikolai Tarabukin (1977).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaintinen
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectRuínaspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectRuinsen
dc.subjectPictorial constructionen
dc.subjectAbstractionen
dc.titleEntre ruínas : um processo construtivo em pinturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131537pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples