Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGabriel Junior, Rene Faustinopt_BR
dc.contributor.authorBraga, Andressa Suelen de Andradept_BR
dc.date.accessioned2021-09-22T04:23:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229973pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é investigar a experiência dos bibliotecários com a transição do trabalho presencial para o teletrabalho iniciado em março de 2020 no período de distanciamento social em prevenção à pandemia de Covid-19, doença causada pelo Coronavírus, as alterações ocorridas nesse processo e quais as perspectivas para o teletrabalho no futuro das bibliotecas que atuam. Para contemplar o objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes específicos: identificar as principais mudanças ocorridas na transição do serviço presencial para o teletrabalho; analisar os efeitos do teletrabalho nas competências profissionais e no papel que o bibliotecário perante os desafios, oportunidades e descobertas; identificar as inovações implementadas no atendimento ao usuário nesse período e quais poderão ser mantidas futuramente na volta das atividades presenciais. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, descritiva quanto ao seu objetivo. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi a entrevista, realizada por videoconferência com o uso da ferramenta Microsoft Teams. Os resultados foram expostos por meio da análise de conteúdo. As participantes da pesquisa são bibliotecárias que atuam em bibliotecas de instituições públicas e privadas de ensino superior. Os resultados foram expostos por meio da análise de conteúdo. As participantes da pesquisa são bibliotecárias que atuam em bibliotecas de instituições públicas e privadas de ensino superior. Conclui que antes da transição para o teletrabalho determinadas atividades, produtos e serviços das bibliotecas já eram desempenhados por meio da tecnologia e à distância, sem depender do ambiente físico e contato direto com o usuário, mas ainda assim, a adaptação ao teletrabalho gerou desafios para o bibliotecário em outras questões, como abandonar a rotina e práticas tradicionais nas quais estava acomodado, superar o distanciamento e dificuldades de comunicação com o usuário; encontrar meios para mediar a informação e cumprir seu papel, e garantir que seus serviços fossem conhecidos pelo público e estivessem ao seu alcance. Ao mesmo tempo, se constituiu em um período útil para que o bibliotecário pudesse aprimorar suas competências e fazer descobertas como profissional, tendo a oportunidade de inovar no atendimento à comunidade de usuários e na disponibilização dos produtos e serviços. Das inovações desenvolvidas no período, as bibliotecas consideraram importante mesmo após o retorno do trabalho presencial, manter a maioria, primordialmente o serviço de referência virtual qualificado com o uso de ferramentas de videoconferência, pela fluidez na comunicação e capacidade de atender usuários que estão distantes da biblioteca. Sugere futuros estudos que investiguem a possível continuidade das tendências que se acredita que permanecerão mesmo após o retorno do trabalho presencial. Considera que caso o teletrabalho se torne uma opção fixa para alguns profissionais, será preciso planejamento e organização. Cada biblioteca precisa estudar, junto à instituição ou organização a qual pertence, as condições e possibilidades viáveis para cada realidade.pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this work is to investigate the experience of librarians with the transition from face-to-face work to teleworking started in March 2020 in the period of social distancing in prevention of the Covid-19 pandemic, a disease caused by the Coronavirus, the changes that occurred in this process and what are the prospects for teleworking in the future of the libraries in which they work. In order to contemplate the general objective, the following specifics were established: to identify the main changes that occurred in the transition from face to-face service to teleworking; analyze the effects of telework on professional skills and the role that the librarian faces in the face of challenges, opportunities and discoveries; identify the innovations implemented in user service in that period and which ones can be maintained in the future when the on-site activities return. It is characterized as a basic research, qualitative approach, descriptive as to its objective. The instrument chosen for data collection was the interview, conducted by videoconference using the Microsoft Teams tool. The results were exposed through content analysis. The research participants are librarians who work in libraries of public and private institutions of higher education. It concludes that before the transition to teleworking, certain activities, products and services of libraries were already performed through technology and at a distance, without depending on the physical environment and direct contact with the user, but even so, adapting to teleworking generated challenges for the librarian in other matters, such as abandoning the traditional routine and practices in which he was accommodated, overcoming the distance and difficulties in communicating with the user; finding ways to mediate information and fulfill its role, and ensure that its services are known to the public and are within reach. At the same time, it was a useful period for the librarian to improve his skills and make discoveries as a professional, having the opportunity to innovate in serving the community of users and in making products and services available. Of the innovations developed in the period, libraries considered it important, even after returning from face-to-face work, to maintain the majority, primarily the qualified virtual reference service with the use of videoconferencing tools, due to the fluidity in communication and the ability to serve users who are distant from the library. It suggests future studies that investigate the possible continuity of the trends that are believed to remain even after the return to face-to-face work. He considers that if teleworking becomes a fixed option for some professionals, planning and organization will be necessary. Each library needs to study, with the institution or organization to which it belongs, the viable conditions and possibilities for each reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeleworkingen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectLibrarianen
dc.subjectProfessional competenceen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectProfessional practiceen
dc.titleEfeitos e perspectivas do teletrabalho para o bibliotecáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131553pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples