Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGurski, Rosept_BR
dc.contributor.authorEnnes, Julia Vazquezpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-07T04:16:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229582pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e impossibilidades de intervenções com jovens em cumprimento de medida socioeducativa, mais especificamente no campo clínico-político; também trata de refletir sobre as potências da atuação do psicólogo nesse contexto. A partir de uma experiência de intervenção, na Fundação de Atendimento do Rio Grande do Sul (FASE-RS), foi possível fazer uma reflexão acerca da responsabilização desses sujeitos (para além da responsabilidade jurídica) e sobre as condições da atuação do psicólogo no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida. Nesse sentido, importa dizer que este trabalho surge da noção de que apesar das políticas públicas preconizarem intervenções socioeducativas, as instituições responsáveis pelas medidas de fato continuam servindo a um propósito majoritariamente punitivo e segregatório. Diante de tal cenário, problematizamos o lugar do psicólogo na instituição socioeducativa, refletindo sobre a possibilidade deste profissional funcionar como um moderador da conflitiva social ao apostar nas potencialidades dos jovens considerados restos frente à sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtuação do psicólogopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectEscuta psicanalíticapt_BR
dc.titleO psicólogo na socioeducação : entraves e potências na intervenção com jovens-restopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples