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dc.contributor.advisorSantos, Jussara Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSartori, Márcia Padilhapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-20T04:16:51Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22702pt_BR
dc.description.abstractA necessidade de preservar o acervo de uma biblioteca escolar, através de políticas elaboradas de acordo com a realidade em que a unidade de informação está inserida é uma ação que deve ser estabelecida no momento do seu planejamento. Entende-se que preservar o material bibliográfico é garantir, para gerações presentes e futuras, que a informação fique à disposição do usuário e, ao mesmo tempo, seja propiciada vida mais longa ao documento. A preservação sob esta ótica é todo ato direcionado a proteger as condições físicas dos materiais. Buscou-se neste estudo conhecer de que forma o acervo da biblioteca do Colégio Estadual Júlio de Castilhos é preservado, sendo que a questão proposta refere-se à Política de Preservação de Documentos adotada pela biblioteca escolar do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, procurando identificar a existência de uma Política de Preservação naquela unidade de informação, assim como também identificar as ações de conservação realizadas. Para um melhor entendimento a respeito do tema proposto, buscou-se na literatura assuntos relacionados à biblioteca escolar, à preservação de documentos e às políticas de preservação. A biblioteca é descrita na literatura como espaço de transformação, na medida em que se integra com a escola, funcionando como unidade de integração e dinamização no processo de aprendizagem. Foram igualmente estudados temas referentes à preservação de documentos, em relação aos aspectos de condicionantes ambientais, de ações para prolongar a vida do acervo e as questões que envolvem a transferência de informação de um formato para outro. Por fim, destaca a política de preservação como instrumento eficaz na administração de uma biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractThe necessity of preserving the collection of a school library, through policies elaborated in accordance with the reality that the unity of information is inserted, is an action that must be established at the moment of his planning. There are a consensus that preserving the bibliographical material is guarantee, for present and future generation, that the information remain at user disposal and, at the same time, be it propritiated a longer life to the document. The preserving, at this point of view, is any orientated act to protect the fisical condition of the materials. The main search of this study is to know how the library collection of the “Colégio Estadual Júlio de Castilhos” are preserved, having in mind that the question tendered refer to Document Preserving Policies adopted by their school library. There were used the case study methodology, searching to identify the existence of a Preserving Policie in that information unity, as well also identify the conservation acts realized. For a better understanding about the proposed theme, was need to find subjects in literature related to school library, to documents preserving and to preserving policies. The library is described in literature as a transformation space, in so far as it integrated with the school, operating like na integrated unity and making the learning process more dynamic. There were studied, in equally form, the themes referred to documents preservation, in relation to the aspects of enviromental conditions, the actions to prolong the library collection life and the questions that envolve the information tansparency of a format to another. Therefore, this study emphasize the preserving policie like an effective instrument at the administration of a library.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectAcervo bibliográfico : Preservaçãopt_BR
dc.subjectPreservationen
dc.subjectPolicies of preservationen
dc.titleA biblioteca escolar do Colégio Estadual Júlio de Castilhos e as políticas de preservação de documentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000740380pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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