Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaimi, Cláudia Luizapt_BR
dc.contributor.authorRizzatti, Luísa Osóriopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-20T04:13:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226004pt_BR
dc.description.abstractA obra de Franz Kafka apresenta uma notável repetição de temáticas, de elementos e de situações bastante recorrentes, independentemente do gênero literário de cada texto. Ademais, a circularidade se faz presente na constituição mental das personagens e na construção da forma narrativa. Seus enredos não se desenrolam de acordo com uma lógica tradicional de uma progressão com começo, meio e fim. Com esses elementos, Kafka constrói uma espécie de trajetória mítica, em que a repetição e a situação de “nunca chegar” ocupam um lugar central. Mas Kafka não caiu, de fato, na sedução do mito. Por isso, o objetivo da dissertação é investigar e compreender como Kafka produz uma ruptura na aparente construção mítica e circular das suas narrativas através dos gestos e dos sons, que são elementos repetidos em sua obra. Para tanto, buscamos um aprofundamento teórico para percorrer discussões sobre mito e linguagem, repetição, gesto e som. O fio condutor de todo o embasamento teórico foi a filosofia de Walter Benjamin. Também buscamos debater com o pensamento de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, Georges Didi-Huberman e José Wisnik. Na sequência, analisamos nove textos de Franz Kafka, promovendo um diálogo comparado entre eles, com o intuito de entender como funcionam as repetições gestuais e sonoras, além de detectar as semelhanças e diferenças em cada obra. Ao final de tudo, uma das grandes percepções que a pesquisa nos trouxe foi de entender que a repetição possui um potencial enorme de ruptura, sendo capaz, inclusive, de romper com outras repetições.pt_BR
dc.description.abstractFranz Kafka's work presents a repetition of themes, elements and recurring hypotheses, regardless of the literary genre of each text. Furthermore, circularity is present in the mental constitution of the characters and in the construction of the narrative form. Its plots do not unfold according to the traditional logic of a progression with beginning, middle and end. Using these elements, Kafka builds a kind of mythical trajectory, in which repetition and the “never arriving” situation take the center stage in the narrative. However, Kafka has not actually fallen in the myth seduction. Given that, this dissertation aims to investigate and understand how Kafka produces a rupture in the apparent mythical and circular construction of his narratives through gestures and sounds, which are repeated elements in his work. To achieve this, the dissertation presents a theoretical background in order to discuss myth and language, repetition, gestures and sounds. The entire theoretical foundation was guided by Walter Benjamin's philosophy, also comprising the theory by with the thoughts of Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, Georges Didi-Huberman and José Wisnik. Next, we analyzed nine texts by Franz Kafka, creating a comparative dialogue between them, in order to understand how gestural and sound repetitions work, in addition to detecting the similarities and differences in each work. At the conclusion, one of the main perspectives that the research presented was the understanding that repetition holds an enormous potential of rupture, being able to even rupture other repetitions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKafka, Franz, 1883-1924pt_BR
dc.subjectRepetitionen
dc.subjectRepetição em literaturapt_BR
dc.subjectMythen
dc.subjectRuptureen
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectGestospt_BR
dc.subjectGestureen
dc.subjectSounden
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleMito, repetição e ruptura na obra de Franz Kafka : uma reflexão sobre os gestos e os sonspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129936pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples