Design de livro infantil audiovisual acessível
dc.contributor.advisor | Cardoso, Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Bruna da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T01:01:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/225738 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento de um livro infantil no formato audiovisual acessível, voltada para crianças entre 8 e 11 anos de idade, com e sem deficiência, com vistas a promover a inclusão social por meio da literatura infantil e gerar sensibilização sobre a importância do tema. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com a contextualização do tema, bem como sua justificativa e problematização, seguida da definição de objetivos e da escolha da metodologia adotada. Conforme a metodologia, buscou-se compreender o público-alvo e os processos envolvidos na criação de livros audiovisuais acessíveis por meio da fundamentação teórica, análise de similares e entrevistas com especialistas. Após, foi definida uma obra a ser adaptada para o formato audiovisual acessível. A partir disso, foi possível definir as necessidades e os requisitos de usuários, assim como os requisitos e as especificações de projeto, para então delimitar o escopo e gerar um conceito que foca no imaginário infantil e na experiência literária acessível. Após, foi feita a geração e seleção de alternativas, o desenvolvimento de um protótipo para fins de verificação com especialistas e a revisão e ajustes para disponibilização do livro de forma online e gratuita para todos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists on the research and development of a children's book in accessible audiovisual format, for audiences between 8 and 11 years of age, with and without disabilities, aiming to promote the social inclusion through children's literature and generate awareness of the importance of the topic. To this end, the first part of the work started with the contextualization of the theme, as well as its justification and problematization, followed by the definition of objectives and the choice of the adopted methodology. According to the methodology, we sought to understand the target audience and the processes involved in the creation of accessible audiovisual books through theoretical foundation, analysis of similars and interviews with specialists. Afterwards, a work was chosen to be adapted to the accessible audiovisual format. From that, it was possible to define the needs and requirements of users as well as the project requirements and specifications, to thus delimit a scope and generate a concept that focuses on the children's imaginary and accessible literary experience. Afterwards, the alternatives were generated and selected and a prototype was developed for the purpose of verification with specialists. Lastly, a revision and adjustments were made to make the book available online and free of charge for all. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Livro infantil | pt_BR |
dc.subject | Accessible audiovisual book | en |
dc.subject | Children's literature | en |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.title | Design de livro infantil audiovisual acessível | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130026 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Design (387)