A invasão britânica sem armas : Beatles e rock and roll como instrumentos de soft power (1964 - 1970)
dc.contributor.advisor | Filippi, Eduardo Ernesto | pt_BR |
dc.contributor.author | Adorna, Diego Perin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-31T04:41:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224864 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo aplicar os pressupostos do modelo teórico de Joseph Nye, 2004, sobre soft power, ao advento do rock and roll britânico, a partir do movimento da Invasão Britânica musical e cultural na década de 1960, iniciado e perpetuado pelos Beatles, bem como por demais bandas britânicas. Partindo da ideia central e das hipóteses de que tal movimento foi de grande importância para a elevação do Reino Unido a um dos principais detentores de soft power no sistema internacional. Ao utilizar a Invasão Britânica como estudo de caso, busca-se evidenciar a significativa influência do rock and roll no repositório de soft power inglês no período estudado bem como a sua permanência até os dias atuais. A partir de tal estudo chega-se a conclusão de que a Invasão Britânica sem armas nos anos 1960, através dos Beatles e do rock and roll, logrou influenciar a cultura, a economia e a política externa do Reino Unido, bem como dos Estados Unidos da América. Através da internacionalização da cultura pop levada a cabo pelos atores estudados, foi possível evidenciar o aumento do soft power inglês. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monography aims to apply the assumptions of Joseph Nye's theoretical model, 2004, about soft power, to the advent of British rock and roll, since the the British Invasion movement, in the 1960s, initiated and perpetuated by the Beatles, as well as other British bands. Based on the central idea and the assumptions that such movement was of great importance in elevating the UK to one of the leading holders of soft power in the international system. Using the British Invasion as a case study, it seeks to highlight the significant influence of rock and roll in the English soft power repository during the studied period, as well as its permanence to the present day. From this study it is concluded that the British armsless Invasion in the 1960s, through the Beatles and rock and roll, was able to influence the culture, economy and foreign policy of the United Kingdom, as well as the United States of America. Through the internationalization of pop culture carried out by the studied actors, it was possible to evidence the increase of English soft power. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Nye, Joseph S.Jr | pt_BR |
dc.subject | Soft Power | en |
dc.subject | International Relations | en |
dc.subject | Teoria | pt_BR |
dc.subject | Relações internacionais | pt_BR |
dc.subject | British Invasion | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Rock and Roll | en |
dc.subject | Beatles | en |
dc.title | A invasão britânica sem armas : Beatles e rock and roll como instrumentos de soft power (1964 - 1970) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129206 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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