Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Laura Valladares de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T04:34:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1809-4775pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223334pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.pt_BR
dc.description.abstractThis study is a case report of the participation of librarians from different states in Brazil within the scope of the Reading Connections Extension Course at the School Library, conducted in the distance mode, mediated by computer. In the context of the course and course and the interactions experienced in the activities carried out, inspired the idea and the initiative to collect the speeches,words, expressions and perceptions of the participants, reflecting in moments of emotion, bonds of affection, virtual hugs replacing the absence of touch, of approximation by technologies, suppressing geographical distances in times of isolation, fear, threat, loss of freedom, mourning, among other feelings. By using aspects of discourse analysis reframethe participation of most of the subjects who expressed in their voices how much the pandemic has an impact on people's lives and on the actions they take in the school library. The role of librarians in these pandemic times is necessary for library doors to remain open, beyond the physical space, providing mediation, interaction, the use of technological tools, accessibility and sharing among people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBiblionline. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Vol. 17, n. 1 (2021), p. 78-95pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectOpenand Distance Educationen
dc.title(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternative(Re)Connecting people and the school library in time of pandemic en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127603pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples