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dc.contributor.advisorAraujo, Fernando Borba dept_BR
dc.contributor.authorPerlmuter, Judith Libermanpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-16T04:34:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222214pt_BR
dc.description.abstractA filosofia de Mínima Intervenção disponibiliza opções de tratamento de lesões cariosas mais conservadoras, englobando tratamentos não invasivos, microinvasivos ou operatórios. O limiar entre o tratamento não operatório e operatório das lesões cariosas continua sendo um desafio para a odontologia. O objetivo deste estudo foi comparar as decisões de tratamento para lesões de cárie iniciais e moderadas por estudantes de graduação e especialistas/alunos de especialização em odontopediatria do Uruguai. O presente estudo transversal, avaliou, por meio da aplicação de um questionário contendo 12 diferentes situações clínicas de lesões iniciais e moderadas em molares decíduos e permanentes, em superfícies oclusais e proximais. As respostas foram classificadas em tratamento não operatório e operatório. Metade dos questionários aplicados continha uma imagem ilustrativa do exame radiográfico da lesão clinicamente descrita. Alunos de graduação e especialização em Odontopediatria e Especialistas em Odontopediatria registrados no centro de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Udelar (Uruguai) foram convidados a participar. Para avaliar a associação entre o desfecho (tratamento operatório) em cada situação clínica e as variáveis independentes (grupo participante - estudante de graduação ou especialista; presença da imagem radiográfica: com o sem imagem representativa) foram realizadas análises de Regressão Logística (α=5%). Um total de 225 questionários foram analisados, 173 de estudantes de graduação e 52 de alunos de especialização e especialistas em Odontopediatria. Para lesões ativas em esmalte clinicamente não cavitadas, sem envolvimento radiográfico dentinário mais de 95% dos participantes optaram pelo tratamento não operatório e o tipo de participante e presença de imagem ilustrativa não influenciaram a tomada de decisão (p>0,05). Para as lesões ativas em esmalte clinicamente não cavitadas com profundidade radiográfica em dentina superficial, a presença da ilustração foi associada à uma abordagem mais invasiva (p<0.05). Para as lesões clinicamente microcavitadas em esmalte, e imagem radiográfica em dentina superficial, ser estudante de graduação apresentou uma chance maior de tratamento operatório (p<0.05). Dessa forma, conclui-se que estudantes de graduação tendem a atuar com um enfoque menos conservador para lesões moderadas (radiograficamente em dentina), entretanto, para lesões iniciais, não houve diferença entre os grupos.pt_BR
dc.description.abstractThe Minimal Intervention Dentistry (MID) philosophy offers conservative approach for caries treatment, including non-invasive, microinvasive or operative treatments. The threshold between non-operative and operative treatment of caries lesions remains a challenge for dental education. The aim of this study was to compare treatment decisions options for initial and moderate caries lesions undertaken by undergraduate students and specialists/postgraduate students in Paediatric Dentistry in Uruguay. The present cross-sectional study evaluated, through the application of a questionnaire containing 12 different clinical situations of initial and moderate caries lesion in primary and permanent molars, both in occlusal and proximal surfaces. The responses were classified into non-operative, and operative treatment. Half of the questionnaires applied contained an illustrative image of the radiographic examination of the clinically described lesion. Undergraduate students and Specialists or postgraduate students in Paediatric Dentistry registered at the graduate centre of the Faculty of Dentistry of Udelar (Uruguay) were invited to participate. To assess the association between the outcome (operative treatment) in each clinical situation and the independent variables (participants group - graduate student or specialist; presence of the radiographic illustration: with/without illustration in the questionnaire), Adjusted Logistic Regression analyses were performed (α = 5 %). A total of 225 questionnaires were analysed, 173 from undergraduate students and 52 from specialization students and specialists in Paediatric Dentistry. For clinically non-cavitated enamel caries lesions, without radiographic dentine involvement, more than 95% of participants opted for non-operative treatment and the type of participant and the presence of an illustrative image did not influence decision making (p> 0.05). For active lesions in clinically non-cavitated enamel with radiographic depth in outer dentin, the presence of the illustration was associated with a more invasive approach (p <0.05). For clinically microcavitated enamel caries lesions and radiographic image in outer dentin, being a graduate student had a greater chance of operative treatment (p <0.05). Thus, it can be concluded that undergraduate students tend to act with a less conservative approach for moderate caries lesions (radiographically in dentine), however, for initial caries lesions, there was no difference between groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDentição permanentept_BR
dc.subjectDentition, permanenten
dc.subjectTooth, deciduousen
dc.subjectDente decíduopt_BR
dc.subjectCárie dentáriapt_BR
dc.subjectDental caries susceptibilityen
dc.titleDecisão de tratamento para lesões de cárie iniciais e moderadas por estudantes de odontologia e especialistas em odontopediatria do Uruguaipt_BR
dc.title.alternativeTreatment decision for initial and moderate caries lesions performed by dental students and specialists in paediatric dentistry in Uruguay en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001125725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia / Área de concentração Clínica Odontológica / Ênfase em Odontopediatriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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