Tecendo as redes do processo de inclusão/exclusão dos Ribeirinhos na Ilha da Pintada - RS
dc.contributor.advisor | Camargo, Tatiana Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Borgatti Sobrinho, Sergio Vinicios Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T04:25:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221634 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil é marcado pela historicidade da luta dos sujeitos com deficiências, que por sua vez possuiu uma caminhada árdua. Esta história é marcada por exclusão, segregação, integração e inclusão. Para conduzir esta jornada o objetivo é pesquisar, analisar e compreender como ocorrem as adequações pedagógicas nas aulas de Ciências da Natureza, de modo a colaborar com os percursos singulares de aprendizagem dos estudantes com deficiência e observar o diálogo entre professora de Ciências da Natureza, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Gestora e Estudantes com Deficiência. Outro elemento que será destacado no texto é a discussão de que os sujeitos da pesquisa são moradores do campo e estão inseridos no mesmo. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, sendo realizada na escola municipal de Ensino Fundamental do Arquipélago Ilha da Pintada, Porto Alegre, RS. Os procedimentos foram o estudo de caso e para coleta de dados questionário com perguntas abertas. Como referenciais teóricos, serão citados autores da área que discutam, em suas obras, essas temáticas. A pesquisa apresentou como resultados discussões da realização de planejamento concomitante com a gestão, professora(o) de ciências e atendimento educacional especializado e mostrou que ocorre de certa forma, porém ainda esses mecanismos estão alicerçados no paradigma do laudo médico. Os resultados evidenciaram as contradições do estado em dar suporte apenas para crianças laudadas, não investir na contratação de mais profissionais à disposição, e a precarização da interdisciplinaridade na execução do planejamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Comunidade ribeirinha | pt_BR |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.title | Tecendo as redes do processo de inclusão/exclusão dos Ribeirinhos na Ilha da Pintada - RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126111 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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