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dc.contributor.advisorSantin, Dirce Mariapt_BR
dc.contributor.authorOtt, Joice Nedelpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T04:26:46Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220437pt_BR
dc.description.abstractA graduação em Farmácia abrange conteúdos das Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Farmacêuticas, as quais, entre outras áreas, contemplam o domínio de processos e técnicas de Microbiologia Clínica, essencial na formação de qualquer profissional da saúde. Embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Farmácia (DCNF), o perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo requer o desenvolvimento de competências e habilidades, gerais e específicas, para enfrentar os desafios das transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício em seu contexto social. Aferindo o processo de aprendizagem acadêmica, periodicamente, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) exerce um papel significativo na determinação da qualidade do ensino oferecido. Realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, quali-quantitativa, com o objetivo de analisar as questões de Microbiologia Clínica das provas do ENADE já aplicadas ao curso de Farmácia em relação às exigências de formação e avaliação do farmacêutico generalista, tendo como base as DCNF homologadas em 2002. A análise das questões das provas do ENADE de 2010, 2013, 2016 e 2019 demonstrou heterogeneidade e baixa frequência de distribuição dos conteúdos de Microbiologia Clínica. Das 153 questões consideradas válidas, 41 (26,8%) utilizaram termos relacionados à Microbiologia, mas apenas 11 questões (7,2%) exigiram do aluno conhecimentos diretamente relacionados à clínica (humana). Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vão ao encontro da missão institucional de cada curso de Farmácia e apresentam propostas de ensino atualizadas e flexibilizadas em um objetivo comum: descrever habilidades e competências, gerais e específicas, do profissional farmacêutico, com atuação a ser exercida com base nas DCNF, considerando a formação exigida. Acredita-se que os resultados do estudo foram contemplados e fornecem um feedback quanto à evolução do ensino e da metodologia avaliativa do ENADE na formação em Farmácia. Entretanto, evidenciam-se dimensões a serem monitoradas e atualizadas constantemente, tais como a Microbiologia Clínica, área relevante na atuação do profissional Farmacêutico, que pode receber uma atenção mais ampla na formação e na avaliação dos cursos de Farmácia no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe graduation in Pharmacy covers contents of the Biological and Health Sciences and Pharmaceutical Sciences, which, among other areas, contemplate the domain of processes and techniques of Clinical Microbiology, essential in the training of any health professional. Based on the National Curriculum Guidelines for Graduation in Pharmacy (DCNF), the generalist, humanistic, critical and reflective profile requires the development of general and specific skills and abilities to face the challenges of changes in society, the labor market and the conditions of exercise in their social context. Periodically assessing the academic learning process, the National Student Performance Examination (ENADE) plays a significant role in determining the quality of the education offered. An exploratory, descriptive, qualitative and quantitative research was carried out, with the objective of analyzing the issues of Clinical Microbiology of the ENADE tests already applied to the Pharmacy course in relation to the training requirements and evaluation of the generalist pharmacist, based on the DCNF approved in 2002. The analysis of the questions in the ENADE tests 2010, 2013, 2016 and 2019 demonstrated heterogeneity and low frequency of distribution of the contents of Clinical Microbiology. Of the 153 questions considered valid, 41 (26,8%) used terms related to Microbiology, but only 11 questions (7,2%) required knowledge directly related to the clinic (human) from the student. The Course Pedagogical Projects (PPC) meet the institutional mission of each Pharmacy course and present updated and flexible teaching proposals in a common objective: describe general and specific skills and competences of the pharmaceutical professional, with performance to be exercised based on the DCNF, considering the required training. It is believed that the results of the study were contemplated and provide feedback on the evolution of teaching and the evaluation methodology of ENADE in training in Pharmacy. However, there are dimensions to be constantly monitored and updated, such as Clinical Microbiology, a relevant area in the professional practice of the Pharmacist, who can receive broader attention in the training and evaluation of Pharmacy courses in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectMicrobiologyen
dc.subjectPharmacy Educationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEducational evaluationen
dc.subjectEducação em farmáciapt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleEnsino e avaliação em microbiologia clínica : análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e das questões do ENADE do curso de Farmáciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCoitinho, Adriana Simonpt_BR
dc.identifier.nrb001124780pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Microbiologia Clínicapt_BR


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