Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Franciele Marcianept_BR
dc.date.accessioned2021-05-01T05:01:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220342pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investigacomo o uso do material manipulativo Algebra Tiles pode contribuir para o desenvolvimento, pelos alunos,do procedimento para resolução de equações do primeiro com uma incógnitana resolução de situações-problemas.Para realizar tal investigação foi criada uma sequência de atividades inspiradanas concepções sobre o ensino e aprendizagem de álgebra presentes em Lins e Gimenez (1997) e Usiskin (1995), buscando a transição entre a aritmética e a álgebra. A sequência de atividades foifundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval, a qualtambém foi utilizada como fundamentação para a análise dos dados obtidos na implementação da sequência.Foirealizadauma investigação matemática em sala de aula, com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. A partir da análisedos dados obtidos na pesquisa, observamos que o material manipulativoAlgebra Tilespodecontribuir para o desenvolvimentodo procedimento de resolução de equações do primeiro grau comumaincógnita, já que, a partir da representação de uma situação-problema com o material e asua manipulação,pode ser gerado o registro pictórico e,a partir deste último,o registro algébrico, havendo a construçãonatural de uma equação. Como produto da presente pesquisa(APÊNDICE C), construímos uma sequência de atividades revisada, com comentários e sugestões ao professor.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research investigates how the use of the Algebra Tiles manipulative material can contribute to the developmentof the procedure for solving the one-variable linear equations inproblem solvingby the students. To carry out thisinvestigation, a sequence of activities was created inspired by the concepts of teaching and learning algebra present in Lins and Gimenez (1997) and Usiskin (1995), seeking the transition between arithmetic and algebra. The sequence of activities was based on Duval's Theory of Semiotic Representation Registers, which was also used as a basis for analyzing the dataobtained in the implementation of the sequence. A mathematical investigation was carried out in the classroom ofa class of sixth yearElementary School. From the analysis of the data obtained in the research, we observed that Algebra Tiles can contributeto the development of the one-variable linear equationssolving procedure, since, from the representation of the problem with the material and its manipulation, the pictorial record can be generated,and,from the latter, the algebraic record, with the natural formation of an equation. As a product of this research (APÊNDICE C), we construct a revised sequence of activities, with comments and suggestions to the teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlgebra tilesen
dc.subjectEquacoes do primeiro graupt_BR
dc.subjectRepresentação pictóricapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.titleResolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tilespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples