Os passos para chegar a2 passos : os princípios da biomecânica teatral de Meyerhold na criação de um espetáculo
dc.contributor.advisor | Brönstrup, Camila Bauer | pt_BR |
dc.contributor.author | Bulgarelli, Marcelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T04:26:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219850 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda os princípios básicos da construção da ação da biomecânica teatral de Meyerhold no processo de criação do espetáculo A2 Passos, dirigido pelo encenador e ator russo Gennadi Nikolaevic Bogdanov. A pesquisa centra-se na análise, na discussão e no aprofundamento desse sistema associada ao ato criativo, para, assim, ampliar a compreensão dos fundamentos do sistema criado por Meyerhold, e como hoje se desenvolve nas artes da cena. Para tal, esta abordagem busca analisar os princípios meyerholdianos em todos os âmbitos de elaboração do espetáculo, até a sua finalização, com foco, sobretudo, na relação simbiótica entre o trabalho sobre si, o processo treinamento/espetáculo e as redes de autoria na composição da obra. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses the basic principles of the action’s construction of Meyerhold's Theater Biomechanics in the process of creating the A2 Passos play, directed by the Russian director and actor Gennadi Nikolaevic Bogdanov. The research focuses on the analysis, discussion and deepening of this system associated with the creative act, in order to expand the understanding of the fundamentals of the system created by Meyerhold and the way it is developed, today, in the performing arts. To this end, this approach seeks to analyze the Meyerholdian principles in all areas of elaboration of the show until its completion, focusing, above all, on the symbiotic relationship between the work on itself, the training/creative process and the authoring networks in the composition of the work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theatrical biomechanics | en |
dc.subject | Meyerhold, Vsevolod, 1874-1940 | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Action | en |
dc.subject | Ação | pt_BR |
dc.subject | A2 Passos | en |
dc.subject | Processo de criação : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Creation | en |
dc.title | Os passos para chegar a2 passos : os princípios da biomecânica teatral de Meyerhold na criação de um espetáculo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124419 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2892)Artes Cênicas (221)