Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Jacinto Manuel Antunes dept_BR
dc.contributor.authorRauber, Renanpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-06T04:52:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218480pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade moderna, um dos lugares-chave para transmitir conhecimento e cultura é a escola. Para a segurança contra incêndios, a educação também é o principal veículo de informação. Desta forma, o objetivo deste trabalho é diagnosticar falhas educacionais e de estrutura em escolas da rede pública e da rede privada dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul a respeito da medida Brigada de Incêndio e exercícios simulados. Brigadas de incêndio e exercícios simulados em edificações educacionais são necessárias e essenciais à segurança dos alunos, professores e funcionários. Dessa forma, um questionário foi elaborado para ser respondido pelos responsáveis ou pela equipe de emergência de 15 instituições a respeito da comissão de emergência do local, da existência ou não de exercícios simulados e da forma e frequência com que são realizados estes procedimentos. Foi possível concluir que, para a amostra, de modo geral, as instituições possuem um plano de prevenção e combate a incêndios vigente e atualizado. Além disso, pôde-se perceber que os exercícios simulados estão mais presentes nas escolas públicas amostradas, porém as ações de conscientização são mais elaboradas e diversificadas no meio privado.pt_BR
dc.description.abstractIn our modern society, one of the key locations to disseminate knowledge and culture is at school. As for fire security and prevention, education is also the main source of information. With this in mind, the objective of this work is to diagnose educational and structural flaws in public and private schools from Paraná and Rio Grande do Sul states in regard to the implemented fire brigade measures and simulated exercises. Fire brigades and simulated exercises in educational buildings are needed and essential to the safety of students, teachers and staff. For that, a questionnaire was elaborated and provided to the staff of 15 institutions in charge of such institutions or emergency crews. The questionnaire included questions about the school’s emergency committee, the existence or absence of simulated exercises and the way and frequency in which these procedures were performed. It was concluded for the sample that, overall, the institutions possess active and up-to-date prevention and firefighting plans. Moreover, it was observed that the simulated exercises are more frequent in public schools of the sample, whereas private schools have more elaborated and diversified awareness activities than public institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFirefighting safety in schoolsen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectIncêndiospt_BR
dc.subjectFire brigadesen
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectFire evacuation planen
dc.subjectEdifícios escolarespt_BR
dc.subjectSimulated exerciseen
dc.titleAvaliação da segurança contra incêndios em escolas públicas e privadas do estado do Paraná e do estado do Rio Grande do Sul através da análise da medida brigada de incêndio e dos exercícios simuladospt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of fire safety in public and private schools in the state of Paraná and the state of Rio Grande do Sul through the analysis of the fire fighting measure and simulated exercises en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndiospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples