Redes na criação cênica : cruzamentos entre Cinza Tropical e Cosmobloco
dc.contributor.advisor | Fagundes, Silvia Patricia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pierosan, Louise Rates | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T04:12:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218249 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a investigar a importância da formação de redes para a criação cênica e a potencialidade que a expansão dessas redes e fusão com outras pode trazer para o trabalho artístico. A investigação foi realizada a partir do espetáculo Cinza Tropical, que configurou o estágio de conclusão de curso da autora em Direção Teatral, pela UFRGS, e da apresentação cênico musical do grupo de fanfarra Cosmobloco, no qual a autora atuou como diretora cênica. Ambos os projetos, desenvolvidos em 2019, misturam música e teatro e se relacionam com o movimento dos blocos de carnaval de rua da última década, seja em formato, estética ou sendo utilizado como plataforma criativa. A fusão entre as redes construídas para a concretização de ambos os espetáculos foi analisada em seus cruzamentos e na mútua influência que uma exerceu sobre a outra. A partir desta análise, podemos observar as reverberações e efeitos que este encontro exerceu sobre os artistas envolvidos, além de refletir sobre as estratégias e caminhos para o trabalho da direção teatral. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to investigate the importance of forming networks for scenic creation and the potential that the expansion of these networks and fusion with others can bring to artistic work. The investigation was carried out from the play Cinza Tropical, which configured the author's stage completion stage in Theater Direction, by UFRGS, and the scenic musical presentation of the fanfare group Cosmobloco, in which the author acted as scenic director. Both projects were developed in 2019, mix music and theater and relate to the movement of street carnival blocks of the last decade, be it format, aesthetics or being used as a creative platform. The fusion between the networks built for the realization of both shows was analyzed in their crossings and in the mutual influence that one had over the other. From this analysis, we can observe the reverberations and effects that this meeting had on the artists involved, in addition to reflecting on the strategies and paths for the work of the theater director. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theater | en |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Direção teatral | pt_BR |
dc.subject | Scene direction | en |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Netwoor | en |
dc.subject | Carnival | en |
dc.title | Redes na criação cênica : cruzamentos entre Cinza Tropical e Cosmobloco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122781 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direção Teatral | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Teatro (243)