Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Paola Gomespt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2020-12-24T04:21:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1982-0003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216904pt_BR
dc.description.abstractNesse artigo apresentamos a Educação ao Ar Livre, área de estudo presente em países anglo-saxões e germânicos. Através de um diálogo, buscamos maneiras significativas de aplicá-la e verificar sua possibilidade no contexto brasileiro. Para atingir os objetivos da pesquisa, realizamos uma revisão da literatura, considerando conceitos de lugar; educação baseada no lugar e Educação ao Ar Livre. A partir desse referencial, elaboramos uma série de atividades de Educação ao Ar Livre voltadas ao lugar — no município de Porto Alegre, Brasil, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, com cerca de sete anos de idade. Essas práticas foram planejadas considerando a chamada Teoria da Mudança, que inclui as ações e os resultados diretos e indiretos, que esperávamos construir. Duas semanas após a realização das atividades aplicamos entrevistas qualitativas semiestruturadas, no formato de grupo focal. Os resultados nos indicam que os alunos participantes do projeto apresentaram mudanças em sua conexão com o lugar, expandindo o seu senso de comunidade e pertencimento, levando à reflexões sobre a sua receptividade ao lugar. Identificamos a diminuição do individualismo dos sujeitos alunos. Pensamos que as análises estabelecidas nesse trabalho, podem oferecer um caminho que venha possibilitar a implementação da Educação ao Ar Livre voltada ao estudo do lugar, considerando as particularidades do nosso país.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we aim to approach Outdoor Education, an area of study mainly present in Anglo-Saxon and Germanic countries. Through a dialogue between Geography and Outdoor Education, we search meaningful ways of applying it and verifying its possibilities in a Brazilian context. To achieve the objectives established in our research, we carried out a literature review, considering the concepts of Place, Place-based Education and Outdoor Education. Considering this framework, we elaborated a week of Place-based Outdoor Education activities in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in southern Brazil, the students that participated of the project attended their second year of elementary school, and had around seven years old. These practices were designed considering a model of theory of change, which included the actions and the direct and indirect results that we expected to emerge from them. Two weeks after carrying out these activities, we applied qualitative semi-structured interviews, in the format of focus groups. The results indicated that the children who participated in the project presented changes in their connection with the place, expanding their sense of community and belonging, and this lead to reflections on their placeresponsiveness. In addition, indirectly, we identified a subtle increase in confidence and a decrease in the students’ individualism. We understand that the analyses presented in this work, might offer a way that may enable the implementation of a Place-bases Outdoor Education in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara onde?, Porto Alegre. Vol. 14, n. 1 (2020), p. 90-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography Teachingen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectOutdoor Educationen
dc.subjectPlace-based Educationen
dc.titlePossibilidades da educação ao ar livre voltada para o lugar em um contexto brasileiropt_BR
dc.title.alternativePossibilities place-based outdoor education in a brazilian context en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119946pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples