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dc.contributor.advisorSachs, Cláudia Müllerpt_BR
dc.contributor.authorVittola, Frederico Hamannpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-17T04:11:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216657pt_BR
dc.description.abstractA monografia a seguir analisa os processos de composição de “Norman Bates”, personagem da peça “Velhos Hábitos”, apresentada na disciplina de Estágio em Atuação da faculdade de Teatro da UFRGS em 2019. A partir da retomada dessa composição de personagem, se constrói um olhar sobre o caminho, num processo que busca refletir para além das técnicas, dividindo também sentimentos, descobertas e desafios. São questionamentos compartilhados sobre um trabalho que parte da desconstrução de uma figura do cinema para o teatro, desenvolvendo a atuação para uma atmosfera de suspense, dividindo a escrita dramatúrgica e a produção da peça. Como base referencial teórica foram utilizadas as obras “Manual do Ator” de Constantin Stanislawski e “A arte de Ator” de Luís Otávio Burnier. Mais do que as particularidades aqui apresentadas, esse processo faz parte das tantas jornadas encaradas por atores e atrizes, tornando essa reflexão um exercício eternamente recorrente, a qual nos deparamos a cada novo processo.pt_BR
dc.description.abstractThe following work analyzes the composition processes of “Norman Bates”, character in the play “Velhos Hábitos”, presented in the discipline of Final Curricular Stage at the Faculty of Theater at UFRGS in 2019. Analysing this character composition, a look at this path is constituted, in a process that aims at reflecting beyond the techniques, also sharing feelings, discoveries and challenges. They are shared questions about a work that starts from the deconstruction of a figure from the cinema to the theater, developing the performance for an atmosphere of suspense, dividing the dramaturgical writing and the production of the play. As a theoretical reference, the works “Manual do Ator” by Constantin Stanislavski and “A arte de Ator” by Luís Otávio Burnier are used. More than the particularities presented here, this process is part of the many journeys faced by the actors and actresses, making this reflection an eternally recurring exercise, which we face each new process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtuação teatralpt_BR
dc.subjectActingen
dc.subjectCharacteren
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectCreation processen
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleConstruindo Norman : o processo de criação do personagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120631pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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