Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTessler, Élida Starostapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Paulo César Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T04:13:50Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216468pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, intitulada “Meias Verdades e Mentiras Inteiras - Uma Poética com Fragmentos”, versa sobre a preservação da memória e tem como tema o uso de fragmentos: escritos, fotografias, desenhos e textos que foram achados, guardados, recebidos ou comprados. O primeiro dos três capítulos trata do fragmento e de suas relações com a memória, com a identidade e com a biografia de um ponto de vista teórico. O segundo capítulo versa sobre a atividade artística como uma atitude conjunta entre o fazer e o pensar: apresenta um relato de minha produção, imediatamente anterior a este projeto, estabelecendo relações com a atual pesquisa e organiza aspectos formais do conjunto de obras. O terceiro capítulo é um relato detalhado sobre a execução de cada um dos nove trabalhos com os fragmentos de memórias, meus e os de outros, da aplicação do tema e de procedimentos artísticos. O objetivo principal da pesquisa foi a criação de obras, mas ela encaminhou para a reflexão sobre o uso de suportes como os livros e as caixas, para as relações de temporalidade que os materiais apresentam e para a preocupação com o estabelecimento de uma possibilidade de presente contínuo para os fragmentos de memória.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Half Truths and Whole Lies - A Poetics with Fragments”, runs upon the preservation of memory foucusing on the use of fragments: writings, photografies, drawings and texts wich were either found, kept, received or bought. The first of the three chapters deals with the issue of the fragment from a theorical stanpoint exposing its relations with the notions of memory, identity and biography. The second chapter addresses the artistic activity as an attitude of interwoven making ant thinking processes: it presents a report of my immediately former production, establishing its connections to the present investigation; it also organises formal aspects of the group of works. The third chapter reports in detail the execution of each one of the nine works with memory fragments - of my own and others’ - the application of the theme and the artistic procedures. The creation of works was the main objective of this research; yet, it led to a reflection on the usage of supports such as books and boxes, to the temporality relations present in the materials used and to a preoccupation in establishing a possibility of continuous present to the memory fragments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte contemporânea : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectGomes, Paulo Cesar Ribeiro : Poéticas visuaispt_BR
dc.subjectArte : Fragmentos de memoriapt_BR
dc.subjectTesept_BR
dc.titleMeias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000125909pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples