Rasgando travesseiros : quatro estações de um professor diretor em um processo de criação dramatúrgica
dc.contributor.advisor | Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tiago da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T04:12:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216252 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado das vivências/experiências/metodologias/escritos de um professor diretor em um processo de criação artística com um grupo de alunas de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Pensando o diálogo interposto entre direção teatral, prática docente e escrita dramatúrgica, nasce o espetáculo Meninas não educadas, que se prova, ao longo de sua feitura, muito mais do que uma montagem de conclusão de curso do Bacharelado em Teatro: surge em 2018 como uma ideia em meio ao caos de um Brasil em chamas e desemboca, em 2019, como uma necessidade cênica, uma pulsão de vida, um agitado clamor pelas liberdades coletivas e individuais no palco. Desse modo, rasgando tudo aquilo que nos normatiza e pensando a escrita, a prática docente e o exercício da direção cênica como uma rede de referências, relações, diálogos e compartilhamento contínuo de vozes e afetos, o professor diretor e as alunas atrizes que transitam nesse trabalho apresentam a arte e o teatro como um espaço de incessante rasgar-se e reinventar-se diante de tudo aquilo que nos afeta e nos move. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is the result of the experiences / experiences / methodologies / writings of a principal teacher in an artistic creation process with a group of students from a public school in the interior of Rio Grande do Sul. Thinking about the dialogue between theatrical direction, teaching practice and dramaturgical writing, is born the play Uneducated Girls, which proves, throughout its making, much more than a graduation montage of the Bachelor of Theater course: emerges in 2018 as an idea amid the chaos of a Brazil in It flames and ends in 2019 as a scenic necessity, a drive for life, an agitated cry for individual freedoms on stage. Thus, tearing apart everything that normalizes us and thinking about writing, teaching practice and the exercise of scenic direction as a network of references, relationships, dialogues and continuous sharing of voices and affections, the principal teacher and the actress students who move through it. This work presents art and theater as a space of incessant tearing and reinventing itself in the face of all that affects and moves us. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Direção teatral | pt_BR |
dc.subject | Theatrical direction | en |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgy | en |
dc.subject | Processo de criação : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Director professor | en |
dc.subject | Creation processes | en |
dc.subject | Uneducated girls | en |
dc.title | Rasgando travesseiros : quatro estações de um professor diretor em um processo de criação dramatúrgica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120445 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Teatro (243)