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dc.contributor.advisorRamos, Adriana Jorge Lopes Machadopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tiago dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:12:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216252pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado das vivências/experiências/metodologias/escritos de um professor diretor em um processo de criação artística com um grupo de alunas de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Pensando o diálogo interposto entre direção teatral, prática docente e escrita dramatúrgica, nasce o espetáculo Meninas não educadas, que se prova, ao longo de sua feitura, muito mais do que uma montagem de conclusão de curso do Bacharelado em Teatro: surge em 2018 como uma ideia em meio ao caos de um Brasil em chamas e desemboca, em 2019, como uma necessidade cênica, uma pulsão de vida, um agitado clamor pelas liberdades coletivas e individuais no palco. Desse modo, rasgando tudo aquilo que nos normatiza e pensando a escrita, a prática docente e o exercício da direção cênica como uma rede de referências, relações, diálogos e compartilhamento contínuo de vozes e afetos, o professor diretor e as alunas atrizes que transitam nesse trabalho apresentam a arte e o teatro como um espaço de incessante rasgar-se e reinventar-se diante de tudo aquilo que nos afeta e nos move.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is the result of the experiences / experiences / methodologies / writings of a principal teacher in an artistic creation process with a group of students from a public school in the interior of Rio Grande do Sul. Thinking about the dialogue between theatrical direction, teaching practice and dramaturgical writing, is born the play Uneducated Girls, which proves, throughout its making, much more than a graduation montage of the Bachelor of Theater course: emerges in 2018 as an idea amid the chaos of a Brazil in It flames and ends in 2019 as a scenic necessity, a drive for life, an agitated cry for individual freedoms on stage. Thus, tearing apart everything that normalizes us and thinking about writing, teaching practice and the exercise of scenic direction as a network of references, relationships, dialogues and continuous sharing of voices and affections, the principal teacher and the actress students who move through it. This work presents art and theater as a space of incessant tearing and reinventing itself in the face of all that affects and moves us.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireção teatralpt_BR
dc.subjectTheatrical directionen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectDirector professoren
dc.subjectCreation processesen
dc.subjectUneducated girlsen
dc.titleRasgando travesseiros : quatro estações de um professor diretor em um processo de criação dramatúrgicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120445pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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