Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Shéridan dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T04:07:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214650pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes construírem, experimentarem e refletirem sobre os conceitos abordados sobre funções. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre Introdução às Funções, Função Afim e Função Quadrática com a utilização do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. Houveram dois experimentos com sujeitos diferentes que compõem os dados desse estudo. Os dados produzidos pelos estudantes que são os áudios dos diálogos e produções escritas constituíram o material para análise e reflexão da pesquisa. O conceito de cooperação de Jean Piaget foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo para analisarmos como o trabalho coletivo dos estudantes durante a sequência de atividades os leva em direção ao conhecimento, seja por meio de suas ações sobre a tecnologia móvel ou suas ações uns sobre os outros ao longo do processo. O uso do aplicativo GeoGebra recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o diálogo entre os sujeitos aconteceu gerando pequenos avanços graduais na busca e elaboração dos conceitos abordados nas atividades. Por fim, verificamos que a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, ações cooperativas se fizeram presentes levando os sujeitos em busca da construção dos conhecimentos matemáticos.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to present how the collective work of eighth year students with the use of smartphones occurs in the study of Real Variable Functions. Through a sequence of activities, we propose to students to build, experiment and reflect on the concepts about functions. We characterized the present study in a qualitative methodological bias that consisted of the elaboration, application and theoretical reflection of a sequence of activities on Introduction to Functions, Affine Function and Quadratic Function using the GeoGebra Graphing Calculator application. There were two experiments with different subjects that make up the data for this study. The data produced by the students that are the audios of the dialogues and written productions constituted the material for analysis and reflection of the research. Jean Piaget's concept of cooperation was used as the theoretical basis for this study to analyze how the collective work of students during the sequence of activities leads them towards knowledge, either through their actions on mobile technology or their actions on each other throughout the process. The use of the GeoGebra application is highlighted in this study, since through its use the dialogue between the students happened, generating small gradual advances in the search and elaboration of the concepts covered in the activities. Finally, we found that from the results obtained with the research, cooperative actions were present, taking the students in search of the construction of mathematical knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectFuncoes de variaveis reaispt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS)pt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleAções cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119272pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples