Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Shéridan dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-05T04:07:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/214650 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes construírem, experimentarem e refletirem sobre os conceitos abordados sobre funções. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre Introdução às Funções, Função Afim e Função Quadrática com a utilização do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. Houveram dois experimentos com sujeitos diferentes que compõem os dados desse estudo. Os dados produzidos pelos estudantes que são os áudios dos diálogos e produções escritas constituíram o material para análise e reflexão da pesquisa. O conceito de cooperação de Jean Piaget foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo para analisarmos como o trabalho coletivo dos estudantes durante a sequência de atividades os leva em direção ao conhecimento, seja por meio de suas ações sobre a tecnologia móvel ou suas ações uns sobre os outros ao longo do processo. O uso do aplicativo GeoGebra recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o diálogo entre os sujeitos aconteceu gerando pequenos avanços graduais na busca e elaboração dos conceitos abordados nas atividades. Por fim, verificamos que a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, ações cooperativas se fizeram presentes levando os sujeitos em busca da construção dos conhecimentos matemáticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research seeks to present how the collective work of eighth year students with the use of smartphones occurs in the study of Real Variable Functions. Through a sequence of activities, we propose to students to build, experiment and reflect on the concepts about functions. We characterized the present study in a qualitative methodological bias that consisted of the elaboration, application and theoretical reflection of a sequence of activities on Introduction to Functions, Affine Function and Quadratic Function using the GeoGebra Graphing Calculator application. There were two experiments with different subjects that make up the data for this study. The data produced by the students that are the audios of the dialogues and written productions constituted the material for analysis and reflection of the research. Jean Piaget's concept of cooperation was used as the theoretical basis for this study to analyze how the collective work of students during the sequence of activities leads them towards knowledge, either through their actions on mobile technology or their actions on each other throughout the process. The use of the GeoGebra application is highlighted in this study, since through its use the dialogue between the students happened, generating small gradual advances in the search and elaboration of the concepts covered in the activities. Finally, we found that from the results obtained with the research, cooperative actions were present, taking the students in search of the construction of mathematical knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Funcoes de variaveis reais | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS) | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001119272 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)Ensino de Matemática (205)