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dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorAgnol, Letícia Julie Dallpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T04:07:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214646pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Dança da UFRGS, questiona quais seriam os aspectos limitadores e facilitadores, os quais são definidos como estereótipos masculinos e femininos, para a atuação das mulheres nas Danças Urbanas. Parte-se da hipótese de que algumas construções sociais e papéis atribuídos historicamente a mulheres e homens, influenciam em uma constituição hierárquica também na dança – especificamente nas Danças Urbanas, foco desta pesquisa. A abordagem teórico-metodológica que norteia este trabalho baseia-se nos conceitos de História Oral, Lugar de Fala, Pesquisa Exploratória, através de um depoimento espontâneo colhido em rede social e entrevistas com três mulheres – todas inseridas nesse contexto –, procura identificar as barreiras que as mulheres encontram nesse percurso de trabalho com as Danças Urbanas e seus reais espaços conquistados por elas. Por fim, a partir das considerações dessas mulheres que estão inseridas nas Danças Urbanas e atuam em quatro cidades diferentes do Brasil – sob a perspectiva de meu olhar, como mulher praticante e professora de Danças Urbanas -, busca-se compreender e dar visibilidade a essas referências femininas e às perspectivas delas em relação à ocupação desse espaço de trabalho, pelas mulheres, nas Danças Urbanas.pt_BR
dc.description.abstractThis research developed in the Final Paper of the Dance Graduation Course in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), discusses what would be the limiting and facilitating aspects, which are defined as masculine and feminine stereotypes, for the women’s actuation in the Urban Dances. Taking into consideration the hypothesis of social constructions and roles directed to women and men historically, that influence in an hierarchical constitution, also influence dance - specifically in Urban Dances, which this research is about. The theoretical-methodological approach that leads this assignment is based on the concept of Oral History, Speech’s Place, Exploratory research, through a spontaneous statement found in social media and interviews with three women – all inserted in this context – that tries to identify the barriers women find in this path working with Urban Dances and the space in it they’ve conquered. In conclusion, considering that women are inserted in the Urban Dances and act in four different Brazilian cities – under my perspective, as a woman who practices and teach Urban Dances – this paper south to comprehend and give visibility to these female references and their perspectives in relation with the conquered space in the work place, by women, in Urban Dances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectUrban dancesen
dc.titleO espaço de trabalho das mulheres nas danças urbanas sob 4 narrativaspt_BR
dc.title.alternativeO espaço de trabalho das mulheres nas danças urbanas sob quatro narrativas pt
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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