Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Eneida Rejane Rabelo dapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Paola Panazzolopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-08T04:01:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214011pt_BR
dc.description.abstractOs acessos vasculares para infusões medicamentosas são frequentemente utilizados na terapêutica hospitalar. A possibilidade de realizar o monitoramento sistemático destas tecnologias com registros fidedignos em prontuário eletrônico permite o acompanhamento de indicadores e o controle de complicações por meio de intervenções precoces. No prontuário eletrônico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre não existe registro padrão do ciclo de uso dos dispositivos vasculares. Objetivo: Propor um Sistema de Registro Eletrônico de Acesso Vascular (SiAV) para monitorização dos acessos vasculares desde a inserção, seguimento e retirada. Definir e validar as informações assistenciais necessárias ao sistema de registro e monitorização. Método: Pesquisa aplicada, com produção tecnológica com desenvolvimento de um protótipo de sistema de registro eletrônico para avaliação da qualidade assistencial e segurança no uso de acesso vascular para o Programa de Acesso Vascular (PAV) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A população de interesse contemplou 52 profissionais que exercem atividades assistenciais: 5 médicos e 47 enfermeiros. O estudo foi dividido em três etapas: revisão da literatura sobre os cuidados e indicadores de prevenção de eventos adversos e complicações com dispositivos vasculares. Desenvolvimento de um SiAV e estudo exploratório do tipo Survey por meio de questionário eletrônico aos profissionais do PAV no mês de abril de 2020. Produto: sete (7) formulários de Excel, independente e interoperável com informações relacionada ao processo de inserção, cuidados de manutenção e motivos de retirada do dispositivo vascular com características para descrição de sinais e sintomas de complicações e eventos adversos. Resultados do Survey: 28 profissionais responderam ao questionário, 27 (96,4%) referiram concordância em relação aos objetivos do protótipo de coletar informações para identificação da qualidade do cuidado e manutenção segura de acessos vasculares. Houve 100% de concordância com a apresentação intuitiva e de fácil compreensão das informações nos formulários e o layout como visualmente agradável foi identificado por 23 (85,1%) dos profissionais. Considerações finais: O sistema de registro eletrônico foi desenvolvido e avaliado pelos profissionais do PAV. Os resultados da avaliação permitem concluir que o sistema mostrou-se adequado para o objetivo proposto e tem potencial para ser implementado no sistema AGHuse do HCPA.pt_BR
dc.description.abstractVascular accesses for drug infusions are often used in hospital therapy. The possibility of systematically monitoring these technologies with reliable records in electronic medical records allows the monitoring of indicators and the control of complications through early interventions. In the electronic medical record of Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), there is no standard record of the cycle of use of vascular devices. Objective: To propose an Electronic Vascular Access Registration System (SiAV) for monitoring vascular accesses from insertion, follow-up and withdrawal. Define and validate the assistance information necessary for the registration and monitoring system. Method: Applied research, with technological production with the development of a prototype electronic registration system to assess the quality of care and safety in the use of vascular access for the Vascular Access Program (PAV) of HCPA. The population of interest included 52 professionals who perform assistance activities: 5 doctors and 47 nurses. The study was divided into three stages: review of the literature on care and indicators of prevention of adverse events and complications with vascular devices. Development of a SiAV and exploratory study of the Survey type by means of an electronic questionnaire to PAV professionals in April 2020. Developed Product: seven (7) Excel forms, independent and interoperable with information related to the insertion process, maintenance care and reasons for removal of the vascular device with characteristics for describing signs and symptoms of complications and adverse events. Survey Results: 28 professionals answered the questionnaire, 27 (96.4%) reported agreement in relation to the prototype's objectives of collecting information to identify the quality of care and safe maintenance of vascular accesses. There was 100% agreement with the intuitive and easy-to-understand presentation of the information on the forms and the layout as visually pleasing was identified by 23 (85.1%) of the professionals. Final considerations: The electronic registration system was developed and evaluated by the PAV professionals. The results of the evaluation allow us to conclude that the system was adequate for the proposed objective and has the potential to be implemented in the HCPA AGHuse system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRegistros eletrônicos de saúdept_BR
dc.subjectElectronic health recordsen
dc.subjectDispositivos de acesso vascularpt_BR
dc.subjectVascular access deviceen
dc.subjectIndicadores de qualidade em assistência à saúdept_BR
dc.subjectHealth care quality indicatorsen
dc.titleProtótipo de um sistema de registro para monitorização de acessos vasculares em prontuário eletrônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117887pt_BR
dc.degree.grantorHospital de Clínicas de Porto Alegrept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Pesquisa Clínicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples