Ensaio clínico randomizado com o uso do grupo de treinamento de habilidades da terapia dialético comportamental como tratamento complementar a medicação em adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
dc.contributor.advisor | Rohde, Luis Augusto Paim | pt_BR |
dc.contributor.author | Moritz, Guilherme Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-08T04:01:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/214004 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Apesar das diretivas clínicas recomendarem tratamentos combinados para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), poucos estudos tiveram como alvo terapias de grupos. O Grupo de Habilidades (DBT-ST) da Terapia Dialético Comportamental (DBT) tem sido proposto como uma alternativa viável, e já foi adaptado para outros transtornos. Objetivo: Explorar a viabilidade da DBT-ST em um novo contexto cultural, e avaliar sua efetividade como tratamento complementar a medicação para TDAH em adultos. Método: Adultos com TDAH (n=31) usando medicação para o tratamento de TDAH e com sintomas residuais (ASRS >20) foram aleatoriamente arrolados para DBT-ST (n=16) ou para tratamento convencional (TaU) (n=15), por 12 semanas. A viabilidade foi acessada pela aderência e abandono. O Desfecho primário escolhido foram os escores na Adult Self-Report Scale (ASRS). Vários desfechos secundários foram avaliados, incluindo testes neuropsicológicos. Os desfechos foram investigados na linha basal e com 6, 12, e 16 semanas. Resultados: A DBT-ST teve uma taxa de 87,25% de comparecimento nas sessões, e 12,50% de abandono. Não foram encontradas interações estatísticas significativas entre o grupo e tempo em nenhum desfecho primário. Em relação aos desfechos secundários, o DBT-ST apresentou um prolongamento do tempo médio de resposta no teste Go/No-Go (p=0,034). Discussão: O grupo se mostrou viável para tratamento complementar de adultos com TDAH em uma cultura Latino-Americana Fomos capazes de reproduzir os achados de estudos anteriores que apontaram ausência de eficácia da DBT-ST na redução dos escores nas escalas de sintomas para TDAH. Nossos achados indicam que os ganhos conseguidos com a terapia não justificam a aplicação de uma intervenção tão complexa e sofisticada, uma vez que a literatura sugere ganhos similares com intervenções que podem ser aplicadas com menos recursos. Contudo, nossos achados indicam uma tendência a um padrão de resposta mais conservador em um dos testes de neuropsicologia. Registrado na database de Ensaios Clínicos: NCT03326427 | pt_BR |
dc.description.abstract | Background: Despite guidelines suggest multi-modal treatment for adult ADHD, few studies have assessed group add-on interventions for the disorder. Dialectical Behavior Therapy (DBT) Skills Training Group (DBT-ST) has been proposed as a feasible approach. Objective: Our aim was to explore the feasibility, acceptability, and efficacy of a DBT-ST as an add-on treatment for adult ADHD, in a Latin American culture. Method: Adults with ADHD (n=31) using medication treatment for ADHD and with residual symptoms (ASRS >20) were randomly assigned to DBT-ST (n=16) or Treatment as Usual (TaU) (n=15) for 12 weeks. Feasibility was accessed by the attendance and adherence rates. Our primary outcome was the Adult Self-Report Scale (ASRS). Several secondary outcomes were assessed including neuropsychological tests. Assessments were performed at 0, 6, 12, and 16 weeks. Results: The attendance rare for DBT-ST sessions was 87.25%, the dropout rate was 12.50%. We did not detect significant interactions between group and time for any outcome, except for the mean reaction time in the Go/No-Go task, a measure of response inhibition, where the DBT-ST group showed a significant increase over time (p=0.034). Discussion: The DBT-ST was feasible for adult patients with ADHD in a Latin culture. We were able to reproduce the findings from previous non add-on investigations that showed no significant improvement in ADHD symptoms. Registered at the Clinical Trials database: NCT03326427 | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Attention-deficit/hyperactivity disorder | en |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Dialectical behavior therapy | en |
dc.subject | Terapia do comportamento dialético | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapia | pt_BR |
dc.subject | Feasibility | en |
dc.subject | Adulto | pt_BR |
dc.subject | Add-on intervention | en |
dc.subject | Estudos de viabilidade | pt_BR |
dc.title | Ensaio clínico randomizado com o uso do grupo de treinamento de habilidades da terapia dialético comportamental como tratamento complementar a medicação em adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001117992 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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