Dança no currículo integralizado : relato de experiência de um ano de trabalho
dc.contributor.advisor | Valle, Flavia Pilla do | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Brenda Oliveira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-26T04:09:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213779 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo propõe a refletir sobre as experiências nas aulas de dança dentro do currículo integralizado durante o ano de 2018 na EMEF Ana Iris do Amaral para os anos iniciais do ensino fundamental. Como trabalhar a dança dentro do currículo escolar integralizado de uma maneira que os educandos vivenciem essa experiência respeitando os colegas e seus limites, desenvolvendo capacidades afetivas e construindo em conjunto uma aula lúdica, interessante e inovadora? Esse trabalho se justifica para contribuir na constituição de referencial sobre experiências docentes dentro do currículo escolar, servindo de auxilio para estudantes e licenciados em dança no momento de planejamento do seu plano de aula. A metodologia empregada foi descritiva, reflexiva e analítica. Consiste em uma reflexão, resultado de um relato de experiência vividas ao longo do ano de 2018. Para a analise de dados foram reunidos os materiais produzidos no ano de 2018 como planos de aula, anotações sobre os acontecimentos das aulas, observações das turmas no caderno de notas, registros de trabalhos feitos em aula, vídeos e fotos das aulas. A experiência trabalhou com os três eixos da educação em dança: Produzir Dança através principalmente das danças populares; Contextualizar Dança através de estudos históricos e geográficos dos estilos; Apreciar Dança através da fruição de vídeos, das apresentações e dos colegas. Também houve relação com Temas Transversais (gênero, datas comemorativas, preconceito, contato corporal entre outros). O eixo condutor foi as danças populares por acreditar que são mais próximas do contexto dos alunos. No primeiro semestre se deu ênfase nas danças brasileiras e no segundo semestre, danças latino-americanas. Essas danças foram entremeadas com as datas comemorativas e resultaram numa apresentação na escola. Foi produzido um livro de dança para registrar as experiências dos alunos. Por fim, esse trabalho permite refletir sobre uma prática de dança na escola ressaltando a importância do trabalho integrado com a direção, comunidade escolar, e o desenvolvimento afetivo com os alunos. Foi constatado que os fatores que contribuem pra uma melhor participação dos alunos nas aulas é a interação professor-aluno, músicas atrativas, brincadeiras e jogos durante a aula e um tema que seja novo na vida do aluno. Em relação a atitudes dos alunos, ela foi melhorando a cada aula, os conflitos entre eles foram sanados com o decorrer do ano e no final foi feita uma apresentação para os pais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study proposes to reflect on the experiences in dance classes within the integrated curriculum during 2018 at EMEF Ana Iris do Amaral for the early years of elementary school. How to work dance within the integrated school curriculum in such a way that students experience this respect respecting their peers and their limits, developing affective skills and building together a playful, interesting and innovative class? This work is justified to contribute to the constitution of reference about teaching experiences within the school curriculum, serving as a help to students and graduates in dance when planning their lesson plan. The methodology employed was descriptive, reflexive and analytical. It consists of a reflection, the result of a report of experiences lived during the year 2018. For the data analysis were gathered the materials produced in the year 2018 as lesson plans, notes about the events of the classes, observations of the classes in the notebook. of notes, class assignments, videos and photos of the classes. The experience worked with the three axes of dance education: Producing dance through mainly popular dances; Contextualize Dance through historical and geographical studies of styles; Enjoy Dance through the enjoyment of videos, presentations and colleagues. There was also a relationship with Transversal Themes (gender, commemorative dates, prejudice, body contact among others). The guiding axis was the popular dances, believing that they are closer to the context of the students. In the first semester, emphasis was given to Brazilian dances and in the second semester, Latin American dances. These dances were interspersed with commemorative dates and resulted in a performance at the school. A dance book was produced to record student experiences. Finally, this work allows us to reflect on a dance practice at school, highlighting the importance of integrated work with the principal, school community, and affective development with students. It was found that the factors that contribute to a better participation of students in class is teacher-student interaction, attractive music, games and games during class and a theme that is new to the student's life. Regarding the students' attitudes, she was improving with each class, the conflicts between them were resolved throughout the year and at the end a presentation was made to the parents. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dance | en |
dc.title | Dança no currículo integralizado : relato de experiência de um ano de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113684 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Dança (148)