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dc.contributor.advisorNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Milena Brentano dept_BR
dc.date.accessioned2020-09-26T04:08:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213745pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é uma revisão de literatura narrativa. Pesquisando os termos de dança do ventre, danças circulares, sagrado feminino e espiritualidade, procurou-se analisar em que áreas estão se desenvolvendo trabalhos acadêmicos nestas duas modalidades de dança e o assunto da espiritualidade e sagrado feminino. A proposta desta pesquisa é estabelecer um perfil dos pesquisadores estudados e conhecer os trabalhos atualizados sobre o tema, possibilitando uma instrumentação e aprofundamento para futuras pesquisas. A busca dos termos foi feita na época de 2013 à 2018 e o intuito foi encontrar dissertações e teses. Fez-se uma tabela dos dados encontrados e, após esta pesquisa, foram selecionados no segundo capítulo três trabalhos, duas dissertações e uma tese, para um aprofundamento maior dos conceitos e dos autores analisados em cada pesquisa. Foi escolhida a dissertação Ciclos em dança: “O (RE) Encontro com a espiritualidade e a feminilidade no processo arteterapêutico”, da autora Silvia Xavier da Costa Martins; a dissertação ‘’A arte de si na dança tribal: Narrativas entre espiritualidade e corpo cênico, da autora Kilma Farias Bezerra’’; e a tese “O Sagrado feminino e a Serpente: Performance Mítica na simbologia das danças circulares sagradas”, da autora Maria Cristina de Freitas Bonetti. No terceiro capítulo foi feita uma análise dos três trabalhos em conjunto, com suas semelhanças e diferenças.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografía es una revisión de la literatura narrativa. Al investigar los términos de la danza del vientre, las danzas circulares, lo sagrado femenino y la espiritualidad, buscamos analizar en qué áreas se están desarrollando trabajos académicos en estas dos modalidades de danza y el tema de la espiritualidad y lo sagrado femenino. El propósito de esta investigación es establecer un perfil de los investigadores estudiados y conocer los trabajos actualizados sobre el tema, permitiendo una instrumentación y profundización para futuras investigaciones. La búsqueda de los términos se realizó entre 2013 y 2018 y el propósito era encontrar disertaciones y tesis. Se realizó una tabla de los datos encontrados y después de esta investigación, en el segundo capítulo se seleccionaron tres artículos, dos disertaciones y una tesis, para profundizar aún más los conceptos y autores analizados en cada investigación. Se eligió la disertación Cycles in Dance: “El encuentro (RE) con espiritualidad y feminidad en el proceso del arteterapéutico”, por la autora Silvia Xavier da Costa Martins; disertación "El arte de sí mismo en la danza tribal: narraciones entre espiritualidad y cuerpo escénico, por la autora Kilma Farias Bezerra"; y la tesis "El sagrado femenino y la serpiente: actuación mítica en el simbolismo de las danzas circulares sagradas", de la autora María Cristina de Freitas Bonetti. En el tercer capítulo se realizó un análisis de las tres obras juntas, con sus similitudes y diferencias.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanza del vientrees
dc.subjectDança do ventrept_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEspiritualidades
dc.titlePesquisa sobre os conceitos de sagrado feminino e espiritualidade nas danças circulares sagradas e na dança do ventre : uma revisão de literatura narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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