Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorRambo, Pedro Henrique Schuckpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:36:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212871pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar como a utilização da modelagem pode contribuir para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento sócio-crítico relacionado à construção de uma usina hidrelétrica. A partir do desenvolvimento de uma prática pedagógica em uma escola do campo, com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, utilizando-se da tendência de ensino denominada Modelagem Matemática, busca interpretar e compreender o provável processo de aprendizagem dos alunos nos seguintes tópicos: os conhecimentos matemáticos mobilizados ao longo das atividades, processo de construção e elaboração do modelo matemático (discussões técnicas) e conhecimento reflexivo na abordagem da temática. A prática foi realizada em uma escola do campo localizada em Linha Sede Capela, interior do município de Itapiranga, Santa Catarina. A comunidade sofre o risco de ser alagada por conta da possível construção de uma usina hidrelétrica no rio que a beira. O problema modelado pelos estudantes foi dado pelo seguinte questionamento: “A barragem é uma alternativa vantajosa para o município de Itapiranga? Por quê?”. A escolha da barragem como tema a ser explorado pela prática pedagógica a ser investigada na presente pesquisa, vêm de encontro com as propostas da Educação do Campo, que é como denominamos a demanda dos povos campesinos por um currículo próprio e específico para o campo, prezando por levar as temáticas específicas de suas populações para dentro do espaço escolar. No que se refere às conclusões, foi possível constatar que a Modelagem Matemática propiciou um ambiente investigativo, oportunizando aos alunos questionar e buscar compreender a relação da matemática com outras áreas e com a temática estudada.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate how the use of modeling can contribute to learning of mathematics and to the social-critical development related to the construction of a hydroelectric plant. From the development of a pedagogical practice in a rural school, with a second year high school class, using the teaching trend called Mathematical Modeling, it was sought to interpret and understand the probable learning process of students in the following topics: the mathematical knowledge itself, process of construction and elaboration of the mathematical model (technical discussions) and reflexive knowledge in the approach of the subject. The practice was carried out in a rural school located in Linha Sede Capela, in inland Itapiranga, Santa Catarina. The community is at risk of being flooded due to the possible construction of a hydroelectric power plant on the river that borders it. The problem modeled by the students was given by the following question: “Is the dam an advantageous alternative for the municipality of Itapiranga? Why?” The choice of the dam as a theme to be explored by the pedagogical practice to be investigated in the present research comes from the proposals of the Rural Education, which is what we call the demand of the peasant people for their own specific curriculum for the field, valuing for taking the specific themes of their populations into the school space. In regard to the findings, it was possible to verify that the Mathematical Modeling provided a conducive environment for the investigation, allowing the students to question and seek to understand the relationship of mathematics with other areas and the theme studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectUsina hidreletricapt_BR
dc.titleModelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : construção de uma usina hidrelétrica na cidade de Itapiranga-SCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116486pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples