Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorRocco, Matheus Lucca dept_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212854pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino Médio. A motivação para realizar esse trabalho veio da vontade de desenvolver aulas que fazem uso de tecnologias digitais como fonte de construção de conhecimento. Essa proposta tem relação com Tecnologias Digitais, assim como, os conceitos de Matemática Dinâmica, ambos fazem as funções deixarem de ser representações estáticas. Já que queremos analisar o estudo dessas funções com os estudantes, a pesquisa se mostra qualitativa. A sequência de atividades está relacionada com movimentos de gráficos determinados por funções de uma e de duas variáveis. Essa investigação mostrou que trabalhar funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio pode contribuir para aprendizagem de funções.pt_BR
dc.description.abstractThis research intends to analyze how the study of two variable functions may potentialize work with one variable functions using software GeoGebra, with high school students. The motivation to accomplish this paper came from the desire to make classes that uses Digital Technologies as a knowledge source. This motion is related with Digital Technologies, as much with the conceps of Dynamic Mathematics, both give us the possibility to turn these functions into dynamics representations. Since we want to analyze the study of these functions with students, the research shows it self as qualitative. The sequence of activities are related with graphic translations determined by two and one variable functions. This investigation showed that working with two variable functions with GeoGebra in High School can contribute to the learning of functions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFunções matemáticaspt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titlePotencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116481pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples