Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
dc.contributor.advisor | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocco, Matheus Lucca de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-12T03:35:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212854 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino Médio. A motivação para realizar esse trabalho veio da vontade de desenvolver aulas que fazem uso de tecnologias digitais como fonte de construção de conhecimento. Essa proposta tem relação com Tecnologias Digitais, assim como, os conceitos de Matemática Dinâmica, ambos fazem as funções deixarem de ser representações estáticas. Já que queremos analisar o estudo dessas funções com os estudantes, a pesquisa se mostra qualitativa. A sequência de atividades está relacionada com movimentos de gráficos determinados por funções de uma e de duas variáveis. Essa investigação mostrou que trabalhar funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio pode contribuir para aprendizagem de funções. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research intends to analyze how the study of two variable functions may potentialize work with one variable functions using software GeoGebra, with high school students. The motivation to accomplish this paper came from the desire to make classes that uses Digital Technologies as a knowledge source. This motion is related with Digital Technologies, as much with the conceps of Dynamic Mathematics, both give us the possibility to turn these functions into dynamics representations. Since we want to analyze the study of these functions with students, the research shows it self as qualitative. The sequence of activities are related with graphic translations determined by two and one variable functions. This investigation showed that working with two variable functions with GeoGebra in High School can contribute to the learning of functions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Funções matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116481 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)