Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Leonardo Ribaspt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212823pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa que buscou investigar as potencialidades no tempo presente do Quadrimath, criado por Dienes e que foi utilizado durante o período do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nas atividades do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha em Porto Alegre. Visando responder a pergunta “Qual o potencial do jogo Quadrimath, desenvolvido durante o Movimento da Matemática Moderna, nos dias de hoje?”, foi elaborada uma sequência de cinco atividades com o uso do Quadrimath, que foram desenvolvidas com um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede pública de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que articula um estudo bibliográfico de natureza histórica e uma experimentação em sala de aula. Além disso, foi realizado uma entrevista com a professora Mônica Bertoni dos Santos, que foi aluna de Dienes em cursos organizados pelo GEEMPA nos anos de 1970 e fez uso do Quadrimath em sua trajetória. A análise das atividades realizadas indicou que os alunos participantes exercitaram a autonomia por meio da elaboração de regras durante os jogos e atividades com o material; mobilizaram conteúdos abstratos da matemática e vivenciaram situações que exigiram o raciocínio e o pensamento lógico matemático. Neste sentido, as atividades favoreceram o aprendizado da matemática e entendemos que o Quadrimath pode constituir-se em um material potente para o ensino de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a research that seeks to investigate as potential no time present in the Quadrimath, created by Dienes and that was used during the period of the Modern Mathematics Movement (MMM) in the activities of the Mathematics Laboratory of the Flores da Cunha General Institute of Education in Porto. Joyful. By answering a question “What is the potential of the Quadrimath game developed during the Modern Mathematics Movement these days?” A sequence of five activities using Quadrimath was developed which were performed in a group of students from third year of high school in a public school in Porto Alegre. It is a qualitative research that articulates a bibliographical study of historical nature and a classroom experimentation. In addition, an interview was conducted with Professor Monica Bertoni dos Santos, who was a student of Dienes in courses organized by GEEMPA in the 1970s and made use of Quadrimath in her career. The analysis of the activities performed indicates that the participating students exercise autonomy through the elaboration of rules during games and activities with material; mobilize abstract math content and experiments that require reasoning and logical mathematical thinking. In this sense, as favorite activities for learning mathematics, we understand that Quadrimath can be a potential material for teaching mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectEnsino medio : Matematicapt_BR
dc.titleRevisitando o Quadrimathpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116445pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples