Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorDelfino, Joyce da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212821pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de questionamentos referentes à projeção da plataforma Blockchain na sala de aula de aula. Com o intuito de compreender de que forma o Blockchain pode impactar a educação, em especial, a Educação Matemática e buscar indícios do desenvolvimento de habilidades da Literacia Digital e de Educação Matemática Financeira nos participantes envolvidos. Como pergunta diretriz, assumimos o seguinte questionamento: Como se mostram as potencialidades educacionais do Blockchain, associados à Educação Matemática Financeira, por meio de jogos? A proposta foi realizada com duas turmas do 1º Ano do Ensino Médio em um colégio de Porto Alegre, tendo como referencial, características da Educação Financeira, do uso de Tecnologias Digitais na educação, conceitos da plataforma Blockchain e aprendizagem por meio de jogos, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A atividade proposta foi uma versão do Banco Imobiliário, denominado Cripto City, que dispõem-se a viabilizar a primeiro contato de estudantes com uma aplicação do Blockchain, a criptomoeda BitcoinZ. Os dados foram produzidos por meio de gravações de áudio e vídeo, transcrições destes e relatos escritos pelos estudantes. A análise dos dados nos dá indícios de que ocorreu o desenvolvimento das habilidades: jogabilidade, simulação e cognição distributiva que estão relacionadas a Literacia Digital de Jenkins et al (2009). No campo da Educação Matemática Financeira exploramos os conceitos de Matemacia Financeiro-econômica de Kistemann (2011) para agregar na reflexão referente à capacidade de tomada de decisão e cultura de prevenção dos estudantes na área financeira perante a tecnologia que visa revolucionar esta área.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is the product of questionings related to the projection of the Blockchain platform in the classroom aiming to understand how it may have an impact on education, specially for teaching Mathematics, besides looking for signs of development of abilities in Digital Literacy and Financial Mathematics Education among the participants. The leading question was: How is the educational potential of Blockchain shown associated with Financial Mathematics Education through gaming? This qualitative research was carried out with two High-School 1st grade groups from a school in Porto Alegre having as benchmarks Financial Education features, the use of Digital Technologies in education, Blockchain concepts and learning through games. The proposed activity was a version of Monopoly, called Crypto City, which enables the first contact of students with a Blockchain application: the cryptocurrency BitcoinZ. Data was produced through audio a video recordings, their scripts and students’ written reports. Data analysis points out that the following abilities might have been developed: gameplay, simulation and distributive cognition that are related to Jenkins et al (2009) Digital Literacy. In the Financial Mathematics Education field, Kistemann’s (2011) Financial-economic Mathematics concepts were explored to contribute to the debate referring to decision-making capacities and the students’ culture of prevention in the financial field regarding the technology that aims to revolutionize it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectDigital Literacyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titlePotencialidades do blockchain na educação matemática financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116441pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples