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dc.contributor.authorLima, Alessandro Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:38:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212622pt_BR
dc.description.abstractEste capítulo busca entender como os usuários e gamers estão atualizando os computadores pessoais para uso em jogos digitais, ligando este procedimento ao conceito de obsolescência programada. Comenta-se muito sobre a necessidade de atualização de periféricos de computadores, para que os usuários possam aproveitar ao máximo as experiências proporcionadas pelos jogos digitais. Mas, do ponto de vista ambiental, os usuários reconhecem o impacto negativo da obsolescência programada dos componentes eletrônicos? O que estes usuários fazem com as peças trocadas? Quais as peças que efetivamente possuem possibilidade de troca ou ainda, estes usuários e gamers trocam de computador inteiro nas atualizações? Para responder a estas e outras questões, um levantamento bibliográfico com pesquisa em sites especializados foi realizado, juntamente com uma pesquisa de opinião online com público técnico especializado foi aplicada. Como resultados, entende-se o comportamento deste público nas atualizações por obsolescência programada e o que fazem para o descarte das peças trocadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 517-533pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA obsolescência programada de equipamentos eletrônicos aplicada às necessidades de consumo de gamerspt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001116670pt_BR


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