Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMiglioranza, Cristiane Indiara Vernespt_BR
dc.contributor.authorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:52:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1807-3859pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211774pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the content of the reports of the general inspectors of the Public Instruction in Rio Grande do Sul, Brazil, from the notions of material and visual school culture, comparing them with other documentary sources and with specialized bibliography. It points to the existence of a concern, followed by action in equipping and provide schools with the innovations of the embryonic educational products market, with views to "civilization" of the population in the positivist model. It notes that State technical professionals were attentive to the practices used in other countries. It concludes that economic and logistics solutions to maintain the supply of this material were created and distinguishes amongst them the school series from Julio de Castilhos Museum, the furniture manufactured in the workshops of the House of Correction and the local adaptation and edition of textbooks.en
dc.description.abstractEste trabajo analiza el contenido de los informes de los inspectores generales de la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil, desde las nociones de cultura material y de cultura visual de la escuela, comparándolos con otras fuentes documentales y bibliografía especializada. Se apunta a la existencia de una preocupación, seguida de acción, en equipar las escuelas con las novidads del entonces embrionario mercado de productos educativos, con miras a la "civilización" de la población en el modelo positivista. Se observa que los profesionales técnicos del Estado estaban atentos a las prácticas utilizadas en otros países. Se apunta para la creación de soluciones económicas y logísticas para mantener el abastecimiento de este material a las escuelas, con distinción para las colecciones escolares del Museo Julio de Castilhos, la mobília fabricada en los talleres de la Casa de Corrección y la adaptación y edición locales de libros didácticos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de História da Educação. Uberlândia, MG. Vol. 19, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 513-534pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic instructionen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectPesquisa em Museologiapt_BR
dc.subjectLessons from thingsen
dc.subjectMaterial school cultureen
dc.subjectEducação : Históriapt_BR
dc.subjectVisual school cultureen
dc.subjectInstrucción públicaes
dc.subjectLecciones de cosases
dc.subjectCultura material de la escuelaes
dc.subjectCultura visual de la escuelaes
dc.title"De acordo com a moderna pedagogia": as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928)pt_BR
dc.title.alternativeAccording to the modern pedagogy : lessons, objects and materiality in the Public Instruction of Rio Grande do Sul, Brazil (1891-1928)en
dc.title.alternativeDe acuerdo con la moderna pedagogía : las lecciones, las cosas y la materialidad en la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil (1891-1928)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115824pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples