In-corpor-ação de Exu : caminhos de um corpo preto na prática teatral
dc.contributor.advisor | Alcântara, Celina Nunes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Coutinho, Phillipe da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T04:13:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206694 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pretendo com este trabalho tomar a orixalidade Exu, entidade radicada nas religiosidades afro brasileira, como referência para pensar/criar/experimentar um corpo ator deslocado das configurações estéticas padronizadas, a fim de pensá-lo desde aquilo que estou nomeando como prática reflexiva cuja base são as próprias ações do orixá Exu. Compreendendo o Orixá Exu como referência de pensamento crítico sobre a construção dos sujeitos e entendendo o processo histórico de demonização desse orixá/culto e das culturas afro-brasileiras sobre a perspectiva de inserção dos negros diaspóricos numa sociedade refém de uma colonização européia. Entendendo que o modo como os fatores, elementos, ideias, energias relacionadas a esse Orixá se aplicam e podem ser pensados, jogados, performados na construção de uma ideia, penso na inserção desses aspectos dentro da prática teatral e mais especificamente sobre a criação artística e reflexão de 2 espetáculos que idealizei e construí com pessoas incríveis: O Espretaculo Carne Viva e o Espretaculo SobreVivo - antes que o baile acabe | pt_BR |
dc.description.abstract | Con este trabajo pretendo tomar la originalidad Esu, una entidad enraizada en las religiosidades afrobrasileñas, como referencia para pensar/crear/experimentar un cuerpo de actor desplazado de las configuraciones estéticas estándar, para pensar en lo que denomino como una práctica reflexiva crítica basada en son las acciones del Orisha Exu. Comprender el Orixá Exu como referencia para el pensamiento crítico sobre la construcción de sujetos y comprender el proceso histórico de demonización de este orisha / culto y las culturas afrobrasileñas desde la perspectiva de la inserción de negros diaspóricos en una sociedad de rehenes de una colonización europea. Comprendiendo que la forma en que los factores, elementos, ideas, energías relacionadas con este Orixá se aplican y pueden ser pensadas, interpretadas, realizadas en la construcción de una idea, pienso en la inserción de estos aspectos dentro de la práctica teatral y más específicamente sobre la creación artística. La reflexión de 2 muestra que diseñé y construí con personas increíbles: el Espretaculo Carne Viva y el Espretaculo SobreVivo, antes de que termine la fiesta | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exu (Orixá) | pt_BR |
dc.subject | Esú | es |
dc.subject | Teatro negro | pt_BR |
dc.subject | Teatro Negro | es |
dc.subject | Corpo do ator | pt_BR |
dc.subject | Cuerpo | es |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | es |
dc.title | In-corpor-ação de Exu : caminhos de um corpo preto na prática teatral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112580 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Teatro (243)