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dc.contributor.advisorFagundes, Silvia Patriciapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Suzane Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:17:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204644pt_BR
dc.description.abstractFalando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos.pt_BR
dc.description.abstractTalking about the collective, talking about the other, talking about oneself, speaking the same language: a text that addresses the experiences of a teacher who discovers herself as a poet and MC and investigates the provocations of this "between place" marked by the university/periphery relationship. Starting from the experiences as a teacher in social projects promoted by the Ministry of Education in the final years of public Elementary School of Esteio (RS), the research considers the possibilities of dialogue between various aspects of teaching practice and hip hop culture - especially the figure of the Master of Ceremonies that emerges in this context. A practice that seeks to find and recognize sensitive ways to bring realities closer together, as well as to awaken the will and pleasure in artistic production of oneself. Inspired by the principle of autonomy in the process of knowledge construction, the pedagogies that are constituted by the teacher - and in the teacher - converge with the authorial aspect of poetry and testimony, elements of rap. An investigation about being a teacher-artist, being an author, being a promoter of dialogues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectHip hopen
dc.subjectMC Schoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectArtist teacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectArtistapt_BR
dc.titleFalando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109948pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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