Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pagliarini, Sabrina Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-18T04:17:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204639 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho reflete sobre o ensino do Teatro na Educação Básica, considerando as relações entre as expectativas geradas no decorrer da formação no curso de Licenciatura em Teatro e a realidade da sala de aula. A partir de vivências da autora no Estágio Curricular obrigatório, de estudos teóricos do campo da Pedagogia do Teatro e de entrevistas com professores de teatro com formação específica na área, atuantes no sistema escolar regular, das redes públicas estadual, municipal e federal e da rede privada, são discutidas questões inerentes à docência em teatro, tais como: inserção no ambiente e no currículo da escola; possibilidades e limites da estrutura e do funcionamento da instituição; planejamento de ensino; concepções, teorias, abordagens e práticas pedagógicas; relações de sala de aula; e avaliação. | pt_BR |
dc.description.abstract | El trabajo reflexiona sobre la enseñanza del Teatro en Educación Básica, considerando la relación entre las expectativas generadas durante la formación en el curso de Licenciatura en Teatro y la realidad del aula. A partir de las experiencias del autora en la pasantía curricular obligatoria, se discuten estudios teóricos en el campo de la pedagogía teatral y entrevistas con maestros de teatro con capacitación específica en el área, trabajando en el sistema escolar regular, en las redes publicas estatales, municipales y federales y en la red privada temas se discuten temas inherentes a la enseñanza del teatro, como : inserción en el entorno escolar y el currículo; posibilidades y límites de la estructura y funcionamiento de la institución; planificación de la enseñanza; concepciones, teorías, enfoques y prácticas pedagógicas; relaciones en el aula; y evaluación. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro | es |
dc.subject | Pedagogía teatral | es |
dc.subject | Pedagogia teatral | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Educación básica | es |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Aula | es |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Formación académica | es |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Grado | es |
dc.title | Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109755 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Teatro (243)