Por uma prática pedagógica feminista : a docência como ato político, o fazer teatral como possibilidade de empoderamento e documentação histórica
dc.contributor.advisor | Marocco, Ines Alcaraz | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Juçara Gaspar dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-18T04:16:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204577 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente escrito se ocupa em reunir referencial teórico, práticas vividas e alguns procedimentos escolhidos que permitam uma abordagem sobre as temáticas de gênero e que estimulem a não-violência. O espaço escolar é de vital necessidade para abrir espaços de diálogos, problematizar a (des)construção de imposições que deixaram marcas no processo de formação das/ dos indivíduas/os sociais. O entorno do teatro é outra potência, acontecendo junto com um registro acadêmico, uma diplomação é terreno mais fértil ainda. Este trabalho cumpre esse percurso entre as profissões pelas quais luto e nas quais existo como agente produtiva e questionadora: registrar práticas tanto no fazer cênico, como em experiências de docência. Justifica-se a realização desta pesquisa com base na necessidade de se registrar essas experiências, montagens de espetáculos, aulas e oficinas, que fazem parte desse movimento sobre teatro e gênero no sul do Brasil nos últimos dez anos, como também investigar academicamente questões de gênero no âmbito da educação. Documentar, registrar, ocupar espaços, promover encontros: a nossa história, estamos escrevendo agora! O teatro é como eu escrevo, existo, onde eu grito o que quero/preciso gritar, onde troco saberes e humanidades. Também é um dos canais mais fortes de comunicação que tenho e que permito utilizar como ferramenta útil e necessária desta incansável dar força e ser combate às violências cometidas contra nós mulheres. | pt_BR |
dc.description.abstract | La presente redacción se centra en reunir el marco teórico, las prácticas vividas y algunos procedimientos elegidos que permiten un acercamiento a las cuestiones de género y alientan la no violencia. El espacio escolar es vitalmente necesario para abrir espacios de diálogo, problematizar la (des) construcción de imposiciones que dejaron marcas en el proceso de formación de los individuos sociales. El entorno del teatro es otro poder, pasando junto con un expediente académico, un grado es un terreno aún más fértil. Este trabajo cumple este camino entre las profesiones por las que lucho y en las que existo como agente productivo y cuestionador: registrando prácticas tanto en la experiencia escénica como en la enseñanza. Esta investigación se justifica en función de la necesidad de registrar estas experiencias. , montajes de espectáculos, clases y talleres, que forman parte de este movimiento sobre teatro y género en el sur de Brasil en los últimos diez años, así como también investigar académicamente cuestiones de género en la educación. Documente, regístrese, ocupe espacios, promueva reuniones: nuestra historia, ¡estamos escribiendo ahora! El teatro es cómo escribo, existo, donde grito lo que quiero / necesito gritar, donde intercambio conocimientos y humanidades. También es uno de los canales de comunicación más fuertes que tengo, y que permito usar como una herramienta útil y necesaria de esta fuerza incansable y de combatir la violencia contra nosotras. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro | es |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | es |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | es |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Género | es |
dc.subject | Documento histórico | pt_BR |
dc.subject | Documento historico | es |
dc.title | Por uma prática pedagógica feminista : a docência como ato político, o fazer teatral como possibilidade de empoderamento e documentação histórica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109896 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Teatro (243)