Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchuh, Artur Francisco Schumacherpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Andressa Hermespt_BR
dc.date.accessioned2020-01-15T04:14:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204246pt_BR
dc.description.abstractBase Teórica: Demência é uma síndrome clínica que acarreta prejuízos cognitivos e comprometem a funcionalidade e independência de idosos, geralmente a partir de 65 anos. Para além do próprio paciente, a família também é particularmente afetada. Muitas vezes, os cuidados são gerenciados por cuidadoras mulheres da família do próprio paciente. Com isso, a saúde da cuidadora também é acometida; sintomas depressivos e ansiosos, sobrecarga, desgaste e diminuição na qualidade de vida são percebidos. Objetivo: Avaliar a eficácia de um protocolo de psicoeducação e suporte, realizado por telefone, na redução da sobrecarga a que estão submetidas cuidadoras de pacientes com demência. Método: Ensaio clínico randomizado, paralelo, parcialmente cegado. O desfecho primário foi a diferença da sobrecarga do cuidador entre as semanas 1 (T0) e a semana 8 (T1), medida pelo instrumento Zarit Burden Interview – ZBI. Os desfechos secundários foram sintomas depressivos e ansiosos, qualidade de vida, sintomas neuropsiquiátricos no paciente, impacto desses sintomas na cuidadora e funcionalidade do paciente. O grupo intervenção recebeu 8 ligações telefônicas de psicoeducação e suporte entre o T0 e T1. O grupo controle seguiu com os cuidados habituais de saúde e receberam uma cartilha com orientações sobre a doença. Resultados: Este trabalho ainda está em andamento e os resultados apresentados referem-se a aproximadamente metade do tamanho da amostra planejada. Importante salientar que os profissionais responsáveis pela intervenção e os participantes da pesquisa seguem cegados para as presentes análises. Foram avaliadas até o momento 77 cuidadoras, 39 no grupo controle e 38 no grupo intervenção. No desfecho primário, sobrecarga do cuidador, não foi encontrado diferença. Nos desfechos secundários, o grupo intervenção melhorou em relação ao grupo controle nos sintomas de ansiedade (efeito de Cohen de tamanho 0,34); sintomas depressivos (tamanho de efeito de Cohen de 0,24) e qualidade de vida (tamanho de efeito de Cohen de 0,31) nos tempos T0 (baseline) e T1 (oito semana após). Conclusão: Esses resultados são preliminares e devemos esperar o término do estudo para conclusões mais robustas. Até o momento, não encontramos diferença para o desfecho primário. Em relação aos desfechos secundários, observamos que o protocolo possa ser efetivo para melhora dos sintomas depressivos, ansiosos, qualidade de vida e sintomas neuropsiquiátricos.pt_BR
dc.description.abstractBackgroud: Dementia is a clinical syndrome that causes cognitive impairment and compromises the functionality and independence of the elderly, usually from the age of 65. In addition to the patient himself, the family is also particularly affected. Often, care is managed by women caregivers in the own family of patient. The health of the caregiver is also affected; depressive and anxious symptoms, burden, carer distress, and decrease in quality of life are described. Objetive: Evaluate the efficacy of a psychoeducation and support protocol, performed by telephone, in improving the burden to which caregivers of patients with dementia are submitted. Methods: A randomized, parallel, partially blinded clinical was conducted. The primary outcome was the difference in caregiver burden between weeks 1 (T0) and week 8 (T1), measured by the Zarit Burden Interview - ZBI. Secondary outcomes were depressive and anxiety symptoms, quality of life, neuropsychiatric symptoms in the patient and how they impact the caregiver and the functionality of the patient. The control group received 8 psychoeducation and support calls during T0 and T1. The control group followed the usual health care and received a primer on the disease. Results: This study is still ongoing and the results presented relate to approximately half the size of the planned sample. It is important to emphasize that the professionals responsible for the intervention and the participants of the research remain blind to the present analyzes. Until now, 77 caregivers were evaluated, 39 in the control group and 38 in the intervention group. In the primary outcome (burden caregiver), no statistically significant difference was found. In the secondary outcomes, the intervention group improved in the anxiety symptoms (Cohen’s d effect size 0.34); depressive symptoms (Cohen’s d effect size 0.24) and quality of life (Cohen’s d effect size 0.31) at T0 (baseline) and T1 (eight week after). Conclusion: These results are preliminary and we should wait the end of the study for more robust conclusions. Thus far, we have found no difference for the primary outcome. Regarding the secondary outcomes, we observed that the protocol may be effective for the improvement of depressive symptoms, anxiety, quality of life and neuropsychiatric symptoms.Key words: dementia, caregiver, burden, telemedicine, psychoeducation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemênciapt_BR
dc.subjectDementiaen
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectCaregiveren
dc.subjectBurdenen
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectTelemedicineen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPsychoeducationen
dc.subjectSistemas de apoio psicossocialpt_BR
dc.subjectProtocolos clínicospt_BR
dc.subjectEnsaio clínico controlado aleatóriopt_BR
dc.titleEnsaio clínico randomizado para avaliar a eficácia de um protocolo de psicoeducação e suporte, realizado por telefone, no auxílio de cuidadores de pacientes com demência em acompanhamento ambulatorial especializadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKochhann, Renatapt_BR
dc.identifier.nrb001109730pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.description.originTelemedicinapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples