Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Carolina Leonardi dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T03:56:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201931pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre a opinião dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação a respeito das possíveis implicações sobre a democracia e a autonomia universitária que teriam os Projetos de Lei inspirados no Movimento Escola Sem Partido (MESP), caso aprovados. Para tanto, o presente estudo, de natureza exploratória,analisou os fundamentos que substanciam as propostas do MESP, bem como os Projetos de Lei 867/015 e 193/2016, nele inspirados. Para saber qual a opinião dos servidores sobre o conteúdo substantivo do MESP, dos referidos projetos e das possíveis implicações que podem trazer para a UFRGS, utilizou-se de um questionário como instrumento de coleta específico, o Google Forms. Foi possível concluir da pesquisa que, segundo os pesquisados, a aprovação de tais Projetos de Lei poderia impactar negativamente no processo democrático da instituição e teriam interferência direta em suas atividades profissionais. Ademais, foi possível inferir que as premissas da universidade em busca de uma sociedade mais justa e democrática sofreriam possível impacto negativo.A partir do que foi obtido, faz-se necessário uma pesquisa mais ampla a respeito do assunto.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the opinion of the administrative public servers of the Faculty of Education regarding the possible implications for democracy and university autonomy that would have the bills inspired by the Movement Without a Party (MESP), if approved. To this end, the present exploratory study analyzed the fundamentals underlying the MESP proposals, as well as the Law Projects 867/015 and 193/2016, inspired by it. In order to know the opinion of the servers on the substantive content of MESP, the mentioned projects and the possible implications they can bring to UFRGS, a questionnaire was used as a specific collection instrument, Google Forms. It was possible to conclude from the research that, according to those surveyed, the approval of such Law Projects could negatively impact the institution's democratic process and would have direct interference in their professional activities. In addition, it was possible to infer that the assumptions of the university in search of a more just and democratic society would suffer a possible negative impact. From what was obtained, a broader research on the subject is necessary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPublic serversen
dc.subjectEscola sem Partidopt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.titleO movimento Escola sem Partido na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105671pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples