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dc.contributor.advisorZilberman, Reginapt_BR
dc.contributor.authorParizote, Amanda Dal'zottopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:53:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201718pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga de que forma se dá a recuperação do fato histórico em O que os cegos estão sonhando? (2012), obra da brasileira Noemi Jaffe que contém o diário da mãe Lili Jaffe com os registros sobre a prisão em Auschwitz, e Os Memoráveis (2014), romance da portuguesa Lídia Jorge. De modo mais específico, interessa-nos saber como as obras recuperam os fatos que a elas servem de pano de fundo histórico, o holocausto e a Revolução dos Cravos, respectivamente. Desse modo, parte-se do princípio que a obra de Noemi Jaffe baseia-se na recuperação de um fato destruidor, enquanto o romance de Lídia Jorge constrói-se sobre um fato fundador. Para isso, esta tese aponta, primeiramente, elementos particulares a cada uma das obras para, a seguir, refletir sobre os pontos em que os dois textos se interseccionam. Nesse caminho, tecem-se reflexões acerca de gênero textual, literatura e testemunho, literatura e barbárie, linguagem, memória e esquecimento e crítica feminista. Ao longo desse percurso, a tese ampara-se em teóricos como Walter Benjamin (1985, 1992, 1999, 2012), Paul Ricoeur (2007) e Beatriz Sarlo (2007). Por fim, conclui-se que o texto que parte do fato destruidor aponta para a libertação por meio da escrita. Por outro lado, as personagens do romance que parte do fato fundador acabam enclausuradas em suas memórias.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes how the historical facts are recovered in both O que os cegos estão sonhando? (2012) – a work by Brazilian Noemi Jaffe, which includes Lili Jaffe’s – her mother – journal containing the entries about the incarceration in Auschwitz; and Os Memoráveis (2014) – a novel by Portuguese author Lídia Jorge. Specifically, it is interesting to us to understand how the novels recover the facts which serve as the historical background: the Holocaust and the Carnation Revolution, respectively. In so, the starting principle is that Noemi Jaffe’s work is based upon the recovery of a destructive fact, whereas, Lídia Jorge’s novel is based upon a founding fact. For this purpose, this thesis points, primarily, to specific elements of each novel, so as to reflect upon overlapping parts of both texts. Throughout this path, insights are woven regarding text genre, literature and testimony, literature and barbarism, language, memory and oblivion and feminist criticism. As the journey progresses, the thesis is based on theoreticians such as Walter Benjamin (1985, 1992, 1999, 2012), Paul Ricoeur (2007) and Beatriz Sarlo (2007). Finally, it can be concluded that the text which originates from the destructive fact points toward liberation through writing. On the other hand, the characters in the novel which starts from the founding fact end up encapsulated within their memories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJaffe, Noemipt_BR
dc.subjectBarbarismen
dc.subjectJorge, Lídia, 1946-pt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.subjectBarbáriept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleMulheres perante a história : o reencontro com o passado em O que os cegos estão sonhando? e Os memoráveispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001106591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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