Evasão no curso de Ciências Sociais : um balanço crítico do debate
dc.contributor.advisor | Weiss, Raquel Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Zajaczkowski, Jéssica Schaefer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:55:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200687 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 2014, o Núcleo de Avaliação do Instituto de Filosofia (NAU) e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou um relatório constando significativos percentuais de evasão para os diferentes cursos que compõem o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH): Ciências Sociais, Filosofia, História e Políticas Públicas. O curso de Ciências Sociais apresentou um índice de evasão de 18,26% entre os alunos matriculados nos anos de 2008 a 2012, ficando com um percentual menor - mas não menos significativo - em relação ao curso de filosofia (25,2%) e maior em relação aos demais cursos (História 8% e Políticas Públicas 14,5%). A partir dessa problemática este trabalho objetiva entender como o fenômeno da evasão, em geral, e das Ciências Sociais em particular, é caracterizado pela literatura especializada e de que modo este debate pode auxiliar a qualificar a formulação de instrumentos de investigação sobre o assunto para o caso das Ciências Sociais da UFRGS. | pt_BR |
dc.description.abstract | In 2014, the Nucleus of Evaluation of the Institute of Philosophy (NAU) and Human Sciences (IFCH) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) published a report containing significant percentages of evasion for the different courses that form the Institute of Philosophy and Human Sciences (IFCH): Social Sciences, Philosophy, History and Public Policies. The Social Sciences course had a dropout rate of 18.26%, with a lower percentage (but not less significant) in relation to the philosophy course (25.2%) and higher in relation to the other courses (History 8% and Public Policies 14.5%). From this problematic, this work aims to understand how the phenomenon of evasion in general, and in Social Sciences’ particular case, is characterized by the specialized literature and how this debate can help to qualify the formulation of research instruments on the subject for the situation of the Social Sciences of UFRGS. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Evasão escolar : Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Evasion | es |
dc.subject | Universidade : Educacao | pt_BR |
dc.subject | Permanence | es |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Social sciences | es |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | University | es |
dc.title | Evasão no curso de Ciências Sociais : um balanço crítico do debate | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103767 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (747)