Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorGuerra, Sara Caumopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200631pt_BR
dc.description.abstractNeste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleCiências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103970pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples