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dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorMoretti, Vinícius Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199282pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades de desenvolvimento das habilidades fundamentais relacionadas ao pensamento computacional — decomposição, generalização, abstração, algoritmos e avaliação — por meio de atividades com a linguagem de programação Scratch. As atividades práticas foram realizadas em um laboratório de informática em uma escola estadual da cidade Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Sob um viés qualitativo, e apoiados no Construcionismo de Seymour Papert (1988) e nas ideias levantadas por Jeannette Wing (2006), que trouxe à tona o movimento atual de difusão do pensamento computacional, analisamos as construções e caminhos dos estudantes, a procura de indícios das dimensões referentes ao pensamento computacional e de possíveis relações de construção de conhecimentos matemáticos em suas falas, discursos e produções de artefatos tecnológicos. Observamos que ao serem confrontados com atividades de caráter aberto em ambientes computacionais, os alunos foram capazes de demonstrar domínio de várias dimensões relativas ao pensamento computacional, o que converge com os ideais de Papert (1988).pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the potentialities of development of fundamental skills related to computational thinking — decomposition, generalization, abstraction, algorithms and evaluation — through activities with the programming language Scratch. The practical activities were carried out in a computer lab at a public state school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with students from the ninth grade of Elementary School level. Under a qualitative perspective, and supported by Seymour Papert’s Constructionism (1988) and the ideas raised by Jeannette Wing (2006), who brought to light the current movement of diffusion of the computational thinking, we analyzed the students’ constructions and paths, towards to looking for indications of the dimensions related to the computational thinking and possible relations of construction of mathematical knowledge in their speeches, discourses and productions of technological artifacts. We observed that when they were confronted with open-ended activities in computational environments, the students were able to demonstrate domain of various dimensions related to the computational thinking, which converges with Papert’s ideals (1988).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectAlgorithmsen
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectConstructionismen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectScratchen
dc.titleO pensamento computacional no ensino básico : potencialidades de desenvolvimento com o uso do scratchpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100942pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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