Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUberti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorPereira, Camila Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198376pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present the articulations between the concept of intersectionality and pedagogical practices in the teaching of Sociology. Through semi-structured interviews and the application of questionnaires, it was possible to analyze how sociology teachers discuss the relations of gender, sexuality, race and social class. The teaching of Sociology is located through a historical resumption of the establishment of the discipline and its new challenges. Social Sciences studies on markers of gender, sexuality, race, and social class are also presented. From these elements, it is proposed a didactics of Sociology that encompasses the intersectional perspectives together with the principles of denaturalization and estrangement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntersectionalityen
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticen
dc.titleEntre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099376pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples