Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros
dc.contributor.author | Davoglio, Tárcia Rita | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Bettina Steren dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Lettnin, Carla da Conceição | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T02:30:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198339 | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n.92, (jul/set.2016), p. 522-545 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Estudante : Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098277 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
Artigos de Periódicos (39333)Ciências Humanas (6730)