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dc.contributor.authorDavoglio, Tárcia Ritapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bettina Steren dospt_BR
dc.contributor.authorLettnin, Carla da Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198339pt_BR
dc.description.abstractA avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n.92, (jul/set.2016), p. 522-545pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação acadêmicapt_BR
dc.subjectEstudante : Ensino superiorpt_BR
dc.titleValidação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001098277pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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