A ação dos estereótipos de gênero na construção da sexualidade no contexto escolar
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Victoria Ferreira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T02:30:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198166 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estereótipos de gênero, como um conjunto de crenças e normas pré-concebidas sobre como homens e mulheres devem ser, agir e pensar, estão presentes nas relações sociais e pessoais e se veiculam, também, por meio da cultura e das instituições, tais como a escola. A sexualidade humana, considerada e pensada como uma construção, se torna um dos terrenos de ação destes estereótipos e, por consequência, da manutenção da hierarquia social e sexual dos homens sobre as mulheres. O objetivo desta pesquisa é identificar como os estereótipos de gênero agem na construção da sexualidade de adolescentes inseridos em contexto escolar, a partir das concepções destes sobre os padrões de conduta esperados de homens e de mulheres. A metodologia utilizada consta da formulação de um questionário direcionados às alunas e aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual no município de Porto Alegre-RS. A pesquisa, de viés qualitativo, teve a análise de conteúdo como método, no qual os dados foram analisados a partir da divisão de categorias e subcategorias de análise. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se observar que alguns estereótipos de gênero estão presentes nas concepções das e dos estudantes, especialmente acerca de relações afetivo-sexuais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estereótipos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Padrões de conduta | pt_BR |
dc.subject | Hierarquia de gênero | pt_BR |
dc.title | A ação dos estereótipos de gênero na construção da sexualidade no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001095994 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Ciências Biológicas (1419)