Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDebus, Adriano Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorVieira, João Batista Lopespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:32:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197888pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é requisito para a conclusão do curso de Especialização de Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental. O qual foi ministrado a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao decorrer do curso, falou-se muito da importância de inserir a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser uma tarefa fácil, as disciplinas apresentaram formas de fazê-lo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o ensino de Estatística a alunos do 3º ano do Ensino Médio por meio da ferramenta Excel através de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Para tanto, os alunos fizeram a coleta de dados com os moradores da Aldeia, a construção de gráficos e tabelas dos dados e a análise dos mesmos. A metodologia utilizada no trabalho foi quantitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa fez parte de um projeto interdisciplinar iniciado no segundo semestre de 2018, envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e História e cujo objetivo era fortalecer a identidade Guarani. Os resultados construídos por este trabalho formam um acervo que permitirá à disciplina de História fazer, posteriormente, uma análise qualitativa dos moradores residentes na Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Assim, esta pesquisa apresentou uma forma mais abrangente e significativa de os alunos aprenderem matemática, visto que faz parte de um trabalho multidisciplinar, utiliza dados da realidade dos alunos e insere o uso da tecnologia no ensino, em específico, de Estatística. O uso de planilhas eletrônicas foi de fácil aprendizagem para os alunos e facilitou não só os cálculos estatísticos, mas também a construção de gráficos e tabelas. Assim, o trabalho atingiu seu objetivo de incluir a tecnologia no ensino de Estatística através da construção de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectAldeia indígenapt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.titleEnsino de estatística para alunos do 3º ANO do ensino médio da E.E.I Anhenteguá com o uso de planilhas eletrônicaspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental project : the creation of a blog with a second year of fundamental teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples