Ensino de estatística para alunos do 3º ANO do ensino médio da E.E.I Anhenteguá com o uso de planilhas eletrônicas
dc.contributor.advisor | Debus, Adriano Rodrigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, João Batista Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T02:32:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197888 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é requisito para a conclusão do curso de Especialização de Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental. O qual foi ministrado a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao decorrer do curso, falou-se muito da importância de inserir a tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não ser uma tarefa fácil, as disciplinas apresentaram formas de fazê-lo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o ensino de Estatística a alunos do 3º ano do Ensino Médio por meio da ferramenta Excel através de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Para tanto, os alunos fizeram a coleta de dados com os moradores da Aldeia, a construção de gráficos e tabelas dos dados e a análise dos mesmos. A metodologia utilizada no trabalho foi quantitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa fez parte de um projeto interdisciplinar iniciado no segundo semestre de 2018, envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e História e cujo objetivo era fortalecer a identidade Guarani. Os resultados construídos por este trabalho formam um acervo que permitirá à disciplina de História fazer, posteriormente, uma análise qualitativa dos moradores residentes na Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. Assim, esta pesquisa apresentou uma forma mais abrangente e significativa de os alunos aprenderem matemática, visto que faz parte de um trabalho multidisciplinar, utiliza dados da realidade dos alunos e insere o uso da tecnologia no ensino, em específico, de Estatística. O uso de planilhas eletrônicas foi de fácil aprendizagem para os alunos e facilitou não só os cálculos estatísticos, mas também a construção de gráficos e tabelas. Assim, o trabalho atingiu seu objetivo de incluir a tecnologia no ensino de Estatística através da construção de um censo da Aldeia Mbya Guarani Anhetenguá. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Aldeia indígena | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.title | Ensino de estatística para alunos do 3º ANO do ensino médio da E.E.I Anhenteguá com o uso de planilhas eletrônicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental project : the creation of a blog with a second year of fundamental teaching | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001099072 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License