Visões de sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico – Viamão/RS
dc.contributor.advisor | Duarte, Tatiana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Eliane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T15:04:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197718 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo retrata as visões de sustentabilidade presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico, localizada na zona rural de Viamão-RS, no processo de implementação da proposta pedagógica “Projeto Escolas Inovadoras Aurora”. A escola situa-se em uma área com grande biodiversidade, sendo sua construção arquitetônica pensada a partir de princípios da sustentabilidade. Para verificar e analisar quais são as visões de sustentabilidade existente na escola Frei Pacífico, aplicou-se questionários ao corpo docente, analisou-se o Projeto Político Pedagógico, entrevistou-se a mantenedora e também descreveu-se o histórico e o território da escola relacionando com as variadas dimensões de sustentabilidade. Os resultados mostram que os docentes da escola Frei Pacífico, antes e depois da implantação do novo projeto pedagógico, apresentaram visão reducionista da sustentabilidade, unidimensional, destacando somente a dimensão ambiental. A visão de sustentabilidade dos professores da escola Frei Pacífico e da sua mantenedora foi a mesma, evidenciado somente a dimensão ambiental. E a implantação do “Projeto Escolas Inovadoras Aurora” não auxiliou na ampliação da visão para as outras dimensões. As respostas podem estar relacionadas com a concepção do termo ao longo dos anos pela sociedade, a qual foi direcionada às questões relacionadas, principalmente a dimensão ambiental. Quanto ao Projeto Político Pedagógico (2005), o termo sustentabilidade aparece relacionado ao meio ambiente na seção do tema transversal. Há necessidade de dialogar com a escola e a mantenedora sobre uma nova percepção e conhecimento sobre o tema, que faça-a enxergar e relacionar as multidimensões da sustentabilidade, originando práticas pedagógicas sustentáveis mais efetivas já que a escola está inserida em um lugar com características bem distintas tornando esse lugar muito diversificado e propicio para a aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Visões de sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico – Viamão/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Hoffmann, Marilisa Bialvo | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073690 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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