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dc.contributor.advisorDuarte, Tatiana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Elianept_BR
dc.date.accessioned2019-08-08T15:04:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197718pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo retrata as visões de sustentabilidade presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico, localizada na zona rural de Viamão-RS, no processo de implementação da proposta pedagógica “Projeto Escolas Inovadoras Aurora”. A escola situa-se em uma área com grande biodiversidade, sendo sua construção arquitetônica pensada a partir de princípios da sustentabilidade. Para verificar e analisar quais são as visões de sustentabilidade existente na escola Frei Pacífico, aplicou-se questionários ao corpo docente, analisou-se o Projeto Político Pedagógico, entrevistou-se a mantenedora e também descreveu-se o histórico e o território da escola relacionando com as variadas dimensões de sustentabilidade. Os resultados mostram que os docentes da escola Frei Pacífico, antes e depois da implantação do novo projeto pedagógico, apresentaram visão reducionista da sustentabilidade, unidimensional, destacando somente a dimensão ambiental. A visão de sustentabilidade dos professores da escola Frei Pacífico e da sua mantenedora foi a mesma, evidenciado somente a dimensão ambiental. E a implantação do “Projeto Escolas Inovadoras Aurora” não auxiliou na ampliação da visão para as outras dimensões. As respostas podem estar relacionadas com a concepção do termo ao longo dos anos pela sociedade, a qual foi direcionada às questões relacionadas, principalmente a dimensão ambiental. Quanto ao Projeto Político Pedagógico (2005), o termo sustentabilidade aparece relacionado ao meio ambiente na seção do tema transversal. Há necessidade de dialogar com a escola e a mantenedora sobre uma nova percepção e conhecimento sobre o tema, que faça-a enxergar e relacionar as multidimensões da sustentabilidade, originando práticas pedagógicas sustentáveis mais efetivas já que a escola está inserida em um lugar com características bem distintas tornando esse lugar muito diversificado e propicio para a aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleVisões de sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico – Viamão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.identifier.nrb001073690pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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