O clube de ciências do campo : caminhos para o diálogo dos saberes
dc.contributor.advisor | Camargo, Tatiana Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Grellt, Camila Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T15:03:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197715 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o resultado da trajetória da minha formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, a partir da implementação do Clube de Ciências Saberes do Campo, um clube localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, no Assentamento Capela. Através desta proposta, buscou-se discutir a possibilidade de que o Clube de Ciências do Campo possa funcionar como uma potente ferramenta para a Educação do Campo, promovendo o diálogo com a comunidade, a territorialidade e a agroecologia. Nesse sentido, as análises e discussões que serão apresentadas neste estudo, foram baseadas na análise do Caderno de Campo e nas vivências deste período de envolvimento com a escola. Dessa maneira, através destas análises foi possível observar uma mudança na escola e uma aproximação com a comunidade, além da ampliação dos conhecimentos por parte dos educandos, promovendo assim a autonomia e possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos mesmos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the results of my academic training in the course of Countryside Education: Natural Sciences, in the implementation of Saberes do Campo Science Club, a science club located in the Rui Barbosa Municipal Elementary School in Nova Santa Rita, in the Chapel settlement. In order to do this, we discuss the possibility of the Countryside Science Club as a powerful tool for countryside education, promoting dialogue with thecommunity, territoriality and agroecology. The analyzes and discussions that will be presented here were based on the field book and the experiences of this period of involvement with the school. Through these analyzes we could observe a great change in the school and an approximation with the community, as well as the students expanded their knowledge, promoting the autonomy and making possible to broaden their vision of the world. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Countryside Education | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Agroecology | en |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Natural sciences | en |
dc.subject | Science club | en |
dc.title | O clube de ciências do campo : caminhos para o diálogo dos saberes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073687 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | [2018] | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License