A tecnologia educacional e o transtorno do espectro autista (TEA) : possibilidades e desafios na alfabetização
dc.contributor.advisor | Maria, Sandra Andrea Assumpção | pt_BR |
dc.contributor.author | Paim, Lilian Eliana Priebe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-03T02:31:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197648 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo construir uma proposta de um plano de atividades usando a Tecnologia na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. No desenvolvimento da pesquisa buscou-se conceituar o Transtorno do Espectro Autista e descrever suas características, abordar os métodos de intervenção educacionais e comportamentais mais usados com crianças com TEA, pesquisar como funciona a alfabetização de alunos com TEA, como a Tecnologia pode ajudar no aprendizado destes alunos e identificar softwares e aplicativos desenvolvidos para auxiliar na alfabetização de alunos com TEA. Usando os recursos tecnológicos pesquisados, foi construída uma proposta de um plano de atividades para auxiliar na alfabetização de alunos com TEA. Constatou-se, ao final desta pesquisa, que a tecnologia pode ser utilizada para a construção de ferramentas educacionais e que os recursos tecnológicos despertam o interesse e podem facilitar o aprendizado e o desenvolvimento da criança com TEA. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work has as objective build a proposal of plan of activities using the Technology in Literacy of students with Autism Spectrum Disorder. The methodology used to undertake the work was a bibliographical research. In the development of the research it was sought to conceptualize the Autism Spectrum Disorder and describe its characteristics, approach to educational and behavioral intervention methods most used with children with Autism Spectrum Disorder, to research how literacy works for students with Autism Spectrum Disorder and how technology can help, identify softwares and applications designed to help in literacy of students with Autism Spectrum Disorder. Using the technological resources researched a proposal was made of plan of activities to aid in the literacy of students with Autism Spectrum Disorder. At the end of the research it was found that a technology can be used to construct educational tools and that technological resources arouse interest and can facilitate learning and development of the children with Autism Spectrum Disorder. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.title | A tecnologia educacional e o transtorno do espectro autista (TEA) : possibilidades e desafios na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098667 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License