Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaria, Sandra Andrea Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorPaim, Lilian Eliana Priebept_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197648pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo construir uma proposta de um plano de atividades usando a Tecnologia na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. No desenvolvimento da pesquisa buscou-se conceituar o Transtorno do Espectro Autista e descrever suas características, abordar os métodos de intervenção educacionais e comportamentais mais usados com crianças com TEA, pesquisar como funciona a alfabetização de alunos com TEA, como a Tecnologia pode ajudar no aprendizado destes alunos e identificar softwares e aplicativos desenvolvidos para auxiliar na alfabetização de alunos com TEA. Usando os recursos tecnológicos pesquisados, foi construída uma proposta de um plano de atividades para auxiliar na alfabetização de alunos com TEA. Constatou-se, ao final desta pesquisa, que a tecnologia pode ser utilizada para a construção de ferramentas educacionais e que os recursos tecnológicos despertam o interesse e podem facilitar o aprendizado e o desenvolvimento da criança com TEA.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as objective build a proposal of plan of activities using the Technology in Literacy of students with Autism Spectrum Disorder. The methodology used to undertake the work was a bibliographical research. In the development of the research it was sought to conceptualize the Autism Spectrum Disorder and describe its characteristics, approach to educational and behavioral intervention methods most used with children with Autism Spectrum Disorder, to research how literacy works for students with Autism Spectrum Disorder and how technology can help, identify softwares and applications designed to help in literacy of students with Autism Spectrum Disorder. Using the technological resources researched a proposal was made of plan of activities to aid in the literacy of students with Autism Spectrum Disorder. At the end of the research it was found that a technology can be used to construct educational tools and that technological resources arouse interest and can facilitate learning and development of the children with Autism Spectrum Disorder.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.titleA tecnologia educacional e o transtorno do espectro autista (TEA) : possibilidades e desafios na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples