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dc.contributor.advisorBrönstrup, Camila Bauerpt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Jéssica de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197581pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na investigação das possibilidades de criação do “dramaturgo diretor” tendo como referência o processo de caráter colaborativo do espetáculo Profilaxia. O termo Dramaturgia em Campo Expandido foi adotado como princípio norteador com a finalidade de ampliar a noção de dramaturgia para além do texto escrito, localizando-a na instabilidade dos elos e cruzamentos entre lugares limítrofes do acontecimento teatral. Para fins de análise, os procedimentos geradores de matéria-prima cênica foram divididos em dois eixos metodológicos distintos. O eixo mágico-poético foi adotado como disparador de aspectos subjetivos e até mesmo inconscientes dos membros do grupo, e utilizou-se de mecanismos como o Tarô de Marselha, narrativas de sonhos e técnicas similares à escrita automática. O eixo documental-biográfico constituiu-se por meio do uso de matérias-primas cênicas baseadas em fontes não ficcionais. A relação entre esses dois eixos culminou no hibridismo entre realidade e ficção, bem como na formulação de uma fábula distópica e no emprego do Desvio, da Parábola e do Jogo de Sonho, conceitos fundamentados por Jean-Pierre Sarrazac (2012). A dramaturgia resultante desse processo possui caráter polifônico e se constitui como metáfora do desencanto e da desumanização do indivíduo.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper investigates the creative possibilities of the “director playwright” basing itself on the collaborative process of the play Profilaxia. The term Dramaturgy in an Expanded Field was adopted as a guiding principle with the objective of widening the notion of dramaturgy beyond the written text, placing it in the instability of links and interlacements between frontier spaces of the event which is the performance. For analytical purposes, the procedures that generate theatrical raw materials were divided in two distinct methodological axis. The magical-poetical axis was adopted as a trigger of subjective, and even unconscious aspects from the members of the group, and it used mechanisms like Marseille’s Tarô, dream sequences and techniques similar to the ones of automatic writing. The documentalbiographic axis was created using theatrical raw material based in nonfictional sources. The relation between these two axis culminated in a hybrid relation within reality and fiction, also with the creation of a dystopic story and in the employment of theatrical resources like Deviation, Parable and Dream Game proposed by the author Jean-Pierre Sarrazac (2012). The dramaturgy resulted of the process has polyphonic feature and it is constituted as a metaphor for the disenchantment and dehumanization of the individual.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectCollaborative processen
dc.subjectProcesso colaborativopt_BR
dc.subjectDramaturgy in an expanded fielden
dc.subjectDireção teatralpt_BR
dc.subjectTheater directionen
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.titleA criação de uma dramaturgia em campo expandido : o processo de montagem do espetáculo Profilaxiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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