Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Sabrina Maria Martinipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197580pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições das tecnologias para a autoria de materiais educacionais digitais com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A importância da autoria, através de uma aprendizagem ativa na educação envolve a autonomia dos estudantes, suas autoaprendizagens e construções a partir do trabalho desenvolvido com a professora. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa. Para desenvolver esta pesquisa, foi utilizado o software Kahoot, literatura infanto-juvenil e questionários, com turmas do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os estudantes foram instigados a criar questões de compreensão das histórias e transpor essas perguntas para o software, para posteriormente aplicar com seus colegas. Após a construção da atividade, foram aplicados questionários de cunho qualitativo aos participantes da pesquisa, no sentido de observar e descrever o que os estudantes perceberam e o que ajudou em sua aprendizagem. Assim os estudantes identificaram de forma positiva e satisfatória todo o processo dessa pesquisa, trazendo benefícios linguísticos e de autonomia frente à própria aprendizagem. Nesse sentido, foi possível perceber que a utilização de materiais educacionais digitais contribui para o engajamento e desenvolvimento do estudante. Também pode-se observar que os alunos se sentiram parte essencial do projeto e aprimoraram sua linguagem.pt_BR
dc.description.abstractT The present research had as objective to identify the contributions of the technologies for the authorship of digital educational materials with students of the Initial Years of Elementary Education. The importance of authorship through active learning in education involves the autonomy of students, their selflearning and constructions from the work developed with the teacher.The research approach was qualitative. To develop this research, we used Kahoot software, children's literature and questionnaires, with classes from the fifth year of Elementary School in a public school. Students were encouraged to create story-comprehension questions and transpose these questions into the software, and then apply with their peers. After the construction of the activity, qualitative questionnaires were applied to the participants of the research, in order to observe and describe what the students perceived and what helped in their learning. Thus, students positively and satisfactorily identified the whole process of this research, bringing linguistic and autonomy benefits to their own learning. In this sense, it was possible to perceive that the use of digital educational materials contributes to the student's engagement and development. It can also be observed that the students felt an essential part of the project and improved their language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDigital authoringen
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectDigital educational materialsen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectActive learningen
dc.subjectKahooten
dc.titleAprendizagem ativa : construindo materiais educacionais digitais com os estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098561pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples